O termo festa junina surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho, que têm origem em países católicos da Europa. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. No princípio, a festa era chamada de Joanina, por ser em homenagem a São João.
No “Arraia do CECAB - Lenço de Seda”, as Festas Juninas ou Festas Julinas (quando ocorrem em julho) se constituem em mais uma oportunidade de encontros, processos de criação coletiva e de manifestações das culturas populares. A cada ano desenvolve-se um tema, sempre com danças populares, fogueira, expressões da cultura afro-brasileira, comidas típicas e brincadeiras infantis.
Leia o texto completo de “Festa Junina”
As experiências do CECAB / Lenço de Seda, no decorrer de toda sua trajetória histórica, sempre articulou diversas expressões da cultura popular, inumeráveis campos de conhecimentos e diferentes sujeitos, em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, experiências nas quais todos os campos, formas de expressão e sujeitos sociais se encontram e se articulam em intensos processos de criação coletiva.
Teatro, capoeira, dança, música, carnaval, encontros com educadores, cultura afro-brasileira, ecologia, ações políticas, crianças, adultos, jovens, todos juntos em um caldeirão fervente e pulsante em conexões em todas as direções.
Leia o texto completo de “Abordagem interdisciplinar”
Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
Leia o texto completo de “Capoeira Pedagógica”
As crianças são atores e atrizes principais na história do CECAB, são sujeitos da festa. O evento que melhor expressa essa primazia é a Festa da Criança. Realizada em outubro, com culminância no dia 12, esse evento congrega inúmeros voluntários, educadores, artistas, comerciantes, crianças e adultos de todos os bairros da cidade em atividades de jogos, brincadeiras infantis, capoeira, artes, música, cinema, sorteio de prêmio, boi-bumbá e outras. A criação do evento inicia-se com a escolha de um tema aberto, como por exemplo: “Hoje Tem!… Hoje Tem!…”; “Todo dia é dia”; “Era uma vez…”. Hoje tem o quê? É dia de quê? Era uma vez o quê? Tudo aquilo que é possível desejar.
Com a festa da Criança, emerge em Timóteo-MG o espaço da alegria. O centro da cidade fica totalmente ocupado por crianças, jovens e adultos, que o convertem de um espaço urbano destinado a negócios, trabalho, comércio, a um espaço de criação, encontro e descontração. Com brincadeiras, capoeira, jogos recreativos, atividades de artes plásticas, teatro, música e tantas atividades quanto a imaginação puder inventar, as crianças apropriam-se e fazem uso completamente inusitado desse espaço, numa grande festa coletiva. (Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência)
Leia o texto completo de “Festa da Criança”
A mesa Redonda constitui um espaço de exposição e questionamento de opiniões, no qual participantes e expositores criam um diálogo em torno de um tema. Essa técnica está presente na trajetória do CECAB como um instrumento que favorece a troca de experiência, a discussão e a reflexão, em encontros de educadores, sobre aspectos importantes da educação e da articulação entre educação e cultura. Temas como Cultura Afro-brasileira, Capoeira e Educação, Aplicação da lei 10.639 e outros são frequentemente trazidos para os debates com autoridades, mestres, educadores e agentes culturais.
Leia o texto completo de “Mesa Redonda”
A arte de dar forma à argila é uma experiência lúdica riquíssima. A argila por ser maleável e fluída, permite à criança liberar seus movimentos, desenvolver a percepção, a psicomotricidade, maior contato com os sentidos e diferentes sensações. As peças produzidas durante as oficinas expressam sentimentos emoções e diferentes formas de percepção do mundo, do outro e de si mesmo.
No CECAB as Oficinas de Arte nas Férias e as Festas da Criança são exemplos de experiências nas quais a modelagem em argila se faz presente. De forma lúdica, diferentes pessoas da comunidade se encontram, em um exercício de criatividade.
Leia o texto completo de “Oficina de Argila”
A dobradura é uma técnica que, a partir da manipulação em dobras de papéis sem o uso de cortes, podem ser criadas inumeráveis peças: flores, animais, casas, vasos, personagens do folclore, e tantos outros. Essa prática propicia o desenvolvimento da paciência, concentração e destreza manual, além da satisfação pessoal de criar formas apenas com um pedaço de papel.
No CECAB as Oficinas de Arte nas Férias e as Festas da Criança são exemplos de experiências nas quais a dobradura se faz presente. De forma lúdica, diferentes pessoas da comunidade se encontram, em um exercício de criatividade.
Leia o texto completo de “Oficina de dobradura”
A brincadeira “Cavalo-de-pau” consiste em fazer um cavalo com três troncos roliços de madeira: dois afixados no chão na vertical e um sobre os anteriores, na horizontal. As madeiras devem ser untadas com produto escorregadio. O chão em volta do cavalo deve ser forrado com serragem. Feito o cavalo, as crianças sobem nele. Em duplas e com travesseiros na mão, confrontam-se. Ganha o jogo aquela que não cair do cavalo. Essa experiência possibilita o desenvolvimento de habilidades como equilíbrio, coordenação de movimentos, defesa, ataque, coragem, interação e outras.
Na história do CECAB – Lenço de Seda essa brincadeira do folclore popular sempre está presente, principalmente nas Festas da Criança e nas Festas Juninas, constituindo uma dimensão lúdica que mobiliza as crianças em momentos de descontração e alegria.
Leia o texto completo de “Cavalo-de-Pau”
Afiliada da cidade de Curitiba, coordenada pelo contra mestre Jean Taruira há 14 anos desenvolve trabalhos de formação em Capoeira Angola, parcerias pedagógicas no projeto “Gingando na Pré Escola” com cerca de 1200 alunos de creches e pré-escolas. Tem desdobramentos em outras cidades do Paraná e no exterior. Com um importante trabalho com Maculelê e Percussão o núcleo de Curitiba realiza shows e eventos e desenvolve trabalhos de teatro popular e criação coletiva.
Leia o texto completo de “Curitiba Paraná Lenço de Seda CECAB”
Tradição da Lenço de Seda CECAB, a semana do folclore é um momento especial nas estratégias pedagógicas quando a agenda escolar em agosto se volta para nossas praticas culturais tradicionais. Oficinas, Festival de Pipas e Papagaios, Rodas de Capoeira, Samba Reggae, Maculelê, Samba de Roda, Puxada de Rede, Dança do Boi, Dança Afro acontecem durante o período escolar e no dia do Folclore, em praça pública ou na sede da associação. Nas escolas é momento privilegiado para as práticas preconizadas pela lei 10.639.
Leia o texto completo de “Semana do Folclore”