Recurso de formação praticado pela CECAB para trabalhos com grupos, lideranças, agentes culturais, professores e gestores. São habitualmente mesclados de praticas e vivências corporais que visam capacitar o individuo para o exercício de seu potencial de sujeito consciente de sua história e de seus propósitos sociais. Nos projetos de parceria com escolas contribui para a formação do professor na compreensão da essência e das singularidades próprias de nossa cultura e pressupostos de nossa felicidade através de vivências e experienciações de práticas culturais.
Leia o texto completo de “Treinamentos”
Projeto Pedagógico desenvolvido pela rede pública municipal na cidade de Coronel Fabriciano, na administração do Prefeito Paulo Antunes 2001 - 2004 como macro estratégia da Secretaria Municipal de Educação.
A Lenço de Seda e a Sociedade Cultural Pasárgada, hoje CECAB participaram neste projeto com o subprojeto “Arte Sempre” que ofereceu diversas modalidades de danças e práticas afro brasileiras aos alunos de pré-escola e ensino fundamental, adolescentes e jovens além de projetos para portadores de necessidades especiais. Dança do Ventre – Dança de Salão – Ballet – Hip Hop – Capoeira Angola – Samba de Roda – Maculelê – Jazz, além de Xadrez foram práticas oferecidas como conteúdos curriculares.
Com acompanhamento cientifico da consultora, educadora e pesquisadora Elvira de Souza Lima,
as ações do “Projeto Arte Sempre” obedeceram estratégias de pesquisa em aprendizagem e de buscas de definição de uma pedagogia brasileira assentada em nossa identidade cultural.
Leia o texto completo de “Escola Sempre”
A Lenço de Seda CECAB realiza há anos um projeto chamado “Caminhadas Ecológicas” que acontecem no inverno e na primavera quando se organizam excursões com capoeiristas e estudantes a locais de interesse turístico ecológico e cultural no Vale do Aço. Durante o percurso são realizadas estações culturais em locais de descanso onde são experienciadas vivencias como danças circulares, performances teatrais, audição de canto de pássaros, reflexões ecológicas, semeaduras, capoeira e samba reggae. No Vale do Aço Sítios como o Morro do Cruzeiro, o Pico do Ana Moura
A Lagoa da Jacuba, o Parque Florestal e outros são preferidos. No Departamento de Chillan no Sul do Chile onde desenvolvemos uma parceria com a Universidade de Concepcion através do professor Franjinha, são feitas caminhadas aos Andes Chilenos.
Leia o texto completo de “Caminhada Aos Andes Chilenos”
Academia de Capoeira afiliada à Lenço de Seda que atuou na cidade de Timóteo em projetos de parceria com escolas nos anos 80/90, coordenada pelo Contra Mestre Rogério Pinta Roxa, já falecido, e que posteriormente passou a se chamar Lenço de Seda, a exemplo da maioria das academias que integraram a Associação de Capoeira Lenço de Seda.
Leia o texto completo de “Academia de Capoeira Meninos de Angola”
Os brinquedos e brincadeiras populares têm importância fundamental no processo de integração entre crianças, jovens e adultos, pois proporcionam uma convivência saudável, amiga, criativa e construtiva durante momentos de descontração de vivência coletiva.
Através dos brinquedos e das brincadeiras a criança descobre e compreende o mundo em torno desenvolvendo a imaginação, experienciando o faz de conta e explora possibilidades para a construção do conhecimento.
Os brinquedos e as brincadeiras possibilitam: Promover a integração e cooperação; Estimular a competição com iguais; Valorizar a herança cultural e respeitá-la; e Desenvolver o espírito de liderança .
Quando as crianças brincam utilizando os brinquedos e brincadeiras populares, uma continuidade sociocultural lhe está assegurada, pois passa a existir uma participação mais intensa das crianças e adultos em um sistema de idéias, sentimentos e valores comuns.
Estiveram sempre presentes em todos os eventos e projetos pedagógicos desenvolvidos pelo CECAB nas escolas por se entender que brincar é uma atividade importante na infância pois promovem aprendizagem, envolvem a emoção, afetividade e a inserção da criança na sua cultura.