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Bambolê

O Bambolê foi sempre um objeto de brincadeiras entre as crianças, desde o antigo Egito. Foi trazido para América na década de 50. Brincar com bambolê é uma prática cultural. No ato de brincar, em um exercício de prazer, várias apreensões são adquiridas, tais como: percepção de espaço, movimento de rotação, equilíbrio, uma forma de expressão por meio do corpo.

O Bambolê, por proporcionar maior flexibilização dos quadris, tem sido um instrumento muito utilizado pelas atrizes, sambistas, quando no preparo, para o desfile de carnaval, também em atividades corporais dos atuantes em movimentos de terceira idade.

No Brasil, o Bambolê é um brinquedo usado principalmente entre as meninas em suas brincadeiras o que proporciona grande destreza nos movimentos de cintura e quadril e consequentemente torna-as mais hábeis para os movimentos de atividades que envolvam a expressão corporal. Essa habilidade sempre se manifesta nas Festas da Criança/Pasárgada/CECAB, onde era muito comum a presença do bambolês nas brincadeiras infantis e oficinas.

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Brindes

Tradição da Associação Cultural Pasárgada/CECAB, em todos os eventos s infantis organiza-se uma comissão de brindes para sensibilizar o comércio local e pessoas individualmente como forma de envolvimento da comunidade.

São distribuídos durante os eventos como forma de envolvimento,incentivo a participação, premiação, promoção de integração de crianças jovens e adultos. Estão presentes em eventos como: Festa da Criança Pasárgada, Caminhada Ecológica,Festa Junina, Oficinas de Férias e outros.

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Palhaços

Hoje Tem Hoje Tem, Os palhaços são personagens que trazem alegria e contagiam com suas peraltices a criançada os jovens e adultos. Nos grandes momentos de preparação e realização da Festa Criança Pasárgada os palhaços visitam as escolas, vão para as ruas, participam dos mutirões, e no dia da festa são agentes culturais que ajudam no desenvolvimento das dinâmicas na organização das brincadeiras.

Nas festas populares do CECAB são organizadas troupe de palhaços com crianças e menores de rua propiciando excelente experiência de inclusão social.

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Peteca

A Peteca de origem brasileira proveniente de tribos tupis era confeccionada com palha de milho ou folhas de bananeira e pena de aves.

Um jogo competitivo, em uma área retangular com uma rede ao meio os jogadores ficam atrás da linha de fundo. Dali arremessam a peteca para o campo adversário.

O Objetivo é fazer a peteca tocar o chão do campo do adversário ou força-lo a responder arremessando a peteca para fora dos limites da quadra.

O jogo de peteca, uma brincadeira sempre praticada nos eventos da Pasárgada-CECAB, promove a integração das pessoas, cria competições saudáveis, é um exercício prazeroso e resgata uma prática cultural do folclore brasileiro.

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Baqueta

Objeto em forma de pequeno bastão, geralmente com uma das extremidades arredondadas, utilizado para percutir diversos instrumentos musicais. Pode ser feita de diferentes materiais como madeiras, plásticos e /ou fibras.

A baqueta é um complemento para alguns instrumentos de percussão que são muito comuns em grupos que se dedicam a arte afro-brasileira, inclusive nos grupos de capoeira e samba-reggae do CECAB/Lenço de Seda.

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Dança do Ventre

A Dança do Ventre foi criada sob a influência de várias culturas. Sua origem é controversa porém alguns historiadores afirmam ser uma dança grega e acreditam fazer parte de rituais religiosos. Outros consideram ser originária do Egito. No Brasil chegou através da Mestra Shahrazad e Mestra Samira Samia.

Como atividade corporal é benéfica para desenvolvimento da expressão corporal. A Dança do Ventre compõe uma das ações da Sociedade Cultural Pasárgada/CECAB em Projetos Pedagógicos a exemplo do Projeto Arte Sempre, Cursos de Formação e Workshops.

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Perna-de-Pau

É um brinquedo universal da Grécia e de Roma consta de duas hastes de madeira, cada uma com um pedaço de tábua como se fosse um degrau. Com os pés apoiados nos degraus das hastes e as mãos segurando a parte superior da perna-de-pau, equilibradas, as crianças andam.

Foi utilizada no passado em rituais africanos e entre os índios brasileiros compunha os quatro jogos de brinquedos existentes na tribo Kamairurás e hoje ainda é utilizada nas brincadeiras infantis, na arte circense e por grupos de teatros principalmente de rua.

A perna-de-pau como pipa, peteca, bola de queimada e outros objetos de brinquedo podem ser construídos pelo próprio brincante, numa perspectiva de que a construção do conhecimento também perpassa pelo resgate de brinquedos acessíveis como garantia da manutenção e valorização de tradições, que fazem parte da cultura brasileira.

A criança se percebe sujeito da sua história, quando exercita o fazer o que promove o despertar da memória e a organização dos procedimentos. Ela cria, vê o resultado, avalia o que faz e sente-se potente ao concretizar seu propósito, o que eleva sua auto-estima.

A perna-de-pau utilizada no processo de formação da criança seja físico ou cognitivo é um elemento que contribui para o desenvolvimento motor e psico-social do brincante e ainda promove o equilíbrio exigindo movimentos de deslocamento do corpo no espaço, demandando segurança, destreza, e domínio de conceitos matemáticos e físicos .

Brincar é uma necessidade e um direito da infância. Através das brincadeiras a criança exercita a sua imaginação e memória, organiza comportamentos, estabelece regras de convivência e socializa aprendizados de sua cultura.

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Pintura de Palhaço

Palhaços são personagens queridos em nossa infância. Portadores de alegria sua participação na historia da humanidade transcende todas as culturas. Para as crianças o palhaço é símbolo de irreverência, de peraltice, alegria e… Palhaçadas.

O palhaço é personagem vivo da Festa da Criança Pasárgada/CECAB. Uma equipe de vários agentes culturais cuida da maquiagem das crianças muitas delas optando por grandes filas para uma vez pintados se integrarem às dinâmicas e brincadeiras.

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Pipa

Chamada de pipa, papagaio, cafifa, arraia, pandorga, pepeta, quadrado,curica ,cangula, lebreque, tokô e outros. Inventada pelos chineses utilizada por militares, como sinalizadora de tropas inimigas mais tarde passa a fazer parte das brincadeiras lúdicas das crianças chinesas confeccionadas com tecido de seda e varetas de bambu.

Chegou ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses e chegou a ser usada no Quilombo dos Palmares como sinalizadora de perigos.

A Pipa pode ser um grande referencial para as práticas pedagógicas, pois são infinitas possibilidades no processo de construção do conhecimento, de significados de formação e de desenvolvimento de cidadania como:

* Preservação de uma prática cultural

* Conhecimentos de Física

* Conhecimentos matemáticos

* Exercício do movimento

* Atenção

* Concentração

* Imaginação

* Memória

* Tomada de decisão

* Percepção visual

* Responsabilidade

* Segurança

* Artes

* Literatura

Um objeto de prazer na infância pode ser um suporte articulado às áreas de conhecimento, com uma abordagem mutildisciplinar de ensino, com a perspectiva do desenvolvimento humano.

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Saci-Pererê

O Saci, ou Saci-pererê, é um personagem bastante conhecido da mitologia brasileira, que teve sua origem presumida entre os indígenas da região de Missões, no Sul do país. A mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também a cultura africana do pito, uma espécie de cachimbo e da mitologia européia, herdou o pileo, um gorrinho vermelho.

Considerado uma figura brincalhona, que diverte-se com os animais e pessoas, criando dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assobios, o mito existe pelo menos desde o fim do século XVIII. O saci não tem amigos, vivendo solitário nas matas.

Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos.

Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformarão em mais uma vítima de suas travessuras.

Através da preservação da cultura oral esse mito vai se perpetuando e é um personagem muito lembrado na literatura, na televisão e nas histórias em quadrinhos.

Com a transposição dos textos de Lobato para a Televisão, o Saci deixou o imaginário para ser personificado numa figura de carne e osso no Sítio do Pica Pau Amarelo e também nos eventos culturais realizado pela Associação de Capoeira Lenço de Seda/CECAB.

No dia 31 de outubro comemora-se o Dia do Saci.

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