Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.
Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.
Leia o texto completo de “Capoeira e Educação”
Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
Leia o texto completo de “Capoeira Pedagógica”
As crianças são atores e atrizes principais na história do CECAB, são sujeitos da festa. O evento que melhor expressa essa primazia é a Festa da Criança. Realizada em outubro, com culminância no dia 12, esse evento congrega inúmeros voluntários, educadores, artistas, comerciantes, crianças e adultos de todos os bairros da cidade em atividades de jogos, brincadeiras infantis, capoeira, artes, música, cinema, sorteio de prêmio, boi-bumbá e outras. A criação do evento inicia-se com a escolha de um tema aberto, como por exemplo: “Hoje Tem!… Hoje Tem!…”; “Todo dia é dia”; “Era uma vez…”. Hoje tem o quê? É dia de quê? Era uma vez o quê? Tudo aquilo que é possível desejar.
Com a festa da Criança, emerge em Timóteo-MG o espaço da alegria. O centro da cidade fica totalmente ocupado por crianças, jovens e adultos, que o convertem de um espaço urbano destinado a negócios, trabalho, comércio, a um espaço de criação, encontro e descontração. Com brincadeiras, capoeira, jogos recreativos, atividades de artes plásticas, teatro, música e tantas atividades quanto a imaginação puder inventar, as crianças apropriam-se e fazem uso completamente inusitado desse espaço, numa grande festa coletiva. (Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência)
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A dobradura é uma técnica que, a partir da manipulação em dobras de papéis sem o uso de cortes, podem ser criadas inumeráveis peças: flores, animais, casas, vasos, personagens do folclore, e tantos outros. Essa prática propicia o desenvolvimento da paciência, concentração e destreza manual, além da satisfação pessoal de criar formas apenas com um pedaço de papel.
No CECAB as Oficinas de Arte nas Férias e as Festas da Criança são exemplos de experiências nas quais a dobradura se faz presente. De forma lúdica, diferentes pessoas da comunidade se encontram, em um exercício de criatividade.
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Afiliada da cidade de Curitiba, coordenada pelo contra mestre Jean Taruira há 14 anos desenvolve trabalhos de formação em Capoeira Angola, parcerias pedagógicas no projeto “Gingando na Pré Escola” com cerca de 1200 alunos de creches e pré-escolas. Tem desdobramentos em outras cidades do Paraná e no exterior. Com um importante trabalho com Maculelê e Percussão o núcleo de Curitiba realiza shows e eventos e desenvolve trabalhos de teatro popular e criação coletiva.
Leia o texto completo de “Curitiba Paraná Lenço de Seda CECAB”
Programa de trabalho desenvolvido pelo CECAB para suporte terapêutico e de formação e capacitação que utiliza além de movimentos da capoeira angola e de danças Afro Brasileira técnicas de bioenergética, de meditação, hiperventilação, massagens e relaxamentos, entendendo que o percurso evolutivo dos indivíduos no plano tridimensional de nosso planeta deve ter por suporte o corpo físico, único plano dimensional da expressão humana aqui, que contêm todos os outros planos. Nas técnicas de sensibilização corporal tem importância essencial a contribuição da Leitura Corporal que propicia o mapa de entendimento dos bloqueios energéticos e do caminho da intervenção terapêutica.
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Seminário realizado em Timóteo no ano de 1985 que reuniu educadores de várias cidades de minas dicutindo a educação de jovens e adultos e problematizando a educação formal a partir do pensamento de Paulo Freire e outros educadores. A Lenço de Seda CECAB participou como parceiro e organizador do evento e realizando apresentações com alunos da Escola Estadual Capitão Egidio Lima, primeira parceria pedagógico cultural estabelecida no Vale do Aço.
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Semana da Criança de 1990, evento realizado pela Sociedade cultural Pasárgada hoje Lenço de Seda CECAB, que envolveu todas as crianças da rede pública estadual e municipal com a projeção de filmes para crianças, realização de mesas redondas e painéis, oficinas com educadores e debates com meninos de rua. À época estava sendo implantado o recente Estatuto da Criança e do Adolescente.
Com a participação de educadores de diversas regiões os debates contaram com pesquisadores e pensadores que formaram mesa com crianças e agentes culturais da região do Vale do Aço.
Entre os participantes Pierre Weil, educadores da Fundação Dom Bosco e pesquisadores.
Na ocasião foi realizado evento de filiação de crianças à Associação de Capoeira Lenço de Seda.
Leia o texto completo de “Timóteo Pensa e Festeja a Criança”
Recurso de formação praticado pela CECAB para trabalhos com grupos, lideranças, agentes culturais, professores e gestores. São habitualmente mesclados de praticas e vivências corporais que visam capacitar o individuo para o exercício de seu potencial de sujeito consciente de sua história e de seus propósitos sociais. Nos projetos de parceria com escolas contribui para a formação do professor na compreensão da essência e das singularidades próprias de nossa cultura e pressupostos de nossa felicidade através de vivências e experienciações de práticas culturais.
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Dinâmica de trabalho presente nos cursos de capacitação formação e dinâmicas de relações humanas promovidos pelo CECAB com professores, agentes culturais, e grupos terapêuticos e de centramento holístico. Nos grupos terapêuticos técnicas de respiração, exercícios bioenergéticos, de bio dança e de capoeira somam recursos com meditação, hiperventilação e revisitações ao passado para um realinhamento existencial. Os grupos terapêuticos são em geral conduzidos pela Síntese, clinica de medicinas alternativas que desenvolve proposta terapêutica multidirecional e que se constituiu ao aongo do tempo no braço naturalista da Sociedade Cultural Pasárgada, hoje CECAB.
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