Essa brincadeira veio da Europa trazida pelos colonizadores portugueses. Até hoje é muito comum entre as crianças brasileiras, como forma de preservação da cultura e do folclore.
Como brincar: JOGADORES: 3 ou mais crianças.
LOCAL: ao ar livre.
INSTRUÇÕES: Sortear uma das crianças para ser a cabra-cega. As demais crianças devem formar um círculo com as mãos dadas. A criança que será a cabra-cega deve ficar dentro do círculo com os olhos vendados. O jogo começa com todas as crianças perguntando à cabra-cega. Cabra-cega de onde vieste? Do moinho de vento. Que trouxeste? Fubá e melaço. Dá-nos um pouquinho? Não. Então afasta-te. Nesse momento todos devem soltar as mãos e espalhar-se fugindo da Cabra-Cega. Devem desafiar a Cabra-Cega sem tocá-la.
A Cabra-Cega ouvindo os desafios deve tentar tocar um dos participantes. Quando conseguir, aquele que foi tocado se tornará a Cabra-Cega e começa tudo de novo. Essa brincadeira sempre foi muito concorrida na Festa da Criança/Pasárgada/CECAB.
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As Danças Folclóricas são as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, em rodas, às vezes em fileiras e são preservadas pela repetição. Vão sofrendo alterações com o tempo, mas os passos básicos e a música assemelham – se ao estilo original. As Danças Folclóricas desenvolveram como parte dos costumes e tradições de um povo e são transmitidas de geração em geração. No Brasil são várias como: frevo, catira, maculelê, reisado brasileiro, samba, maracatu, quadrilha,congado, festa do rosário,dança da fita e entre outras.
A Associação Cultural Pasárgada / Centro de Estudos da Cultura Afro-Brasileira em seus projetos pedagógicos de parceria escola, eventos,oficinas,assessorias e cursos de formação garante a preservação das manifestações folclóricas e vivências das manifestações, proporcionando a interação, o conhecimento, novos saberes, a socialização e ainda a preservação e continuidade de um acervo cultural.
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Um personagem popular presente no imaginário principalmente das crianças e elemento comum nas histórias infantis garantindo assim a preservação dos contos populares.
Na Festa da Criança Pasárgada /CECAB a bruxa esteve sempre presente nas divulgações em escolas, creches, assim como nos eventos públicos realizados em Timóteo.
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Festa folclórica de origem portuguesa que comemora o nascimento de Jesus. Nessa festa as pastorinhas usam chapéus de palha, blusas brancas, saias xadrez, arcos e cestinhas de flores; dançam uma coreografia específica para a apresentação diante do presépio. A dança não se restringe a lugares fechados , as Pastorinhas desfilam pelas ruas da cidade, cantam marchas em louvor ao Menino Jesus envolvendo a população na brincadeira. Essa manifestação popular ainda sobrevive em alguns municípios do Brasil.
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Na Festa da Criança Pasárgada apresentam-se grupos artísticos do município e da região.
Uma presença de sucesso garantido sempre foi a da família Brasinha.
Brasinha e sua Turma completava a alegria da criançada com apresentações de malabares, danças, mágicas, canto e brincadeiras. Uma família de palhaços mambembes que por muitos anos animou os eventos e festas populares de Timóteo e da região.
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Brincadeira popular muito utilizada nos eventos do CECAB, com o propósito de mobilização do coletivo, integração, interação e vivência da cultura afro-brasileira.
Normalmente é desenvolvida ao ar livre. Uma criança esconde o chicotinho (um pauzinho,um brinquedo ou outro objeto) e diz em tom alto: Chicotinho Queimado. Todas as outras crianças envolvidas saem à procura do objeto escondido. Se uma criança estiver distante, a que escondeu o chicotinho dirá que ela está fria, se estiver mais perto, dirá que está quente. Dirá também que está esquentando ou esfriando conforme as crianças se distanciam ou se aproximam do chicotinho queimado.”Estar pelando “ é estar muito perto do chicotinho. A criança que achar o chicotinho queimado sairá correndo batendo com ele nas demais. E será ela a escondê-lo da próxima vez.
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A sobrevivência da espécie humana não é só biológica é também cultural através das práticas culturais, que essa apropriação se torna possível.
O Pau de Sebo é uma das brincadeiras mais comuns das Festas Juninas e Festa Criança Pasárgada. Prêmios são colocados na ponta de um mastro untado com sebo. Ganha quem conseguir escalar o mastro, que tem no mínimo 5 metros de altura, e pegar a prenda.
O pau- de- sebo é muito disputado por crianças e jovens e essa brincadeira promove a participação de um público, que desempenha um papel de torcida e incentivo aos que arriscam a subida.
Esse objeto de brinquedo envolve tomada de decisão, equilíbrio, resistência, persistência, disputa e a vontade de vencer. Além de uma prática cultural capaz de contribuir na formação do ser como ser de cultura é também um instrumento pedagógico possível para conhecimento formal na aquisição de conceitos da matemática e da física.
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O nome “amarelinha” vem da palavra francesa marelle, que significa amarelo. Existem duas versões para a origem da brincadeira. Uma delas diz que, nas conquistas dos romanos, eles pavimentavam as estradas que levavam até seus novos territórios. Para distrair a criançada que ficava no meio do caminho, eles faziam desenhos no chão. Assim, as crianças pulavam amarelinha jogando um pedaço de cerâmica ou até um ossinho de carneiro. Outra possível origem vem do início da Idade Média. Naquele tempo, as pessoas jogavam as contribuições para a Igreja nas escadarias. Assim, os visitantes tinham que pular as moedas para não pisá-las.
A amarelinha atravessa tempos como uma brincadeira faz parte do patrimônio cultural infantil traduzindo valores, costumes, formas de pensamento e ensinamentos. Para brincar, é feito um traçado no chão com giz , carvão ou pedaço de tijolo. O traçado envolve quadrados, retângulos, numerados de 1 a 10 terminando com um semi -circulo o “ céu”. Tem como regra acertar um marcador (pedra,caco de azulejo, tijolo) em uma casa e pular as outras até o “ céu” e retornar, pegando o marcador no caminho de volta. Não pode pisar na linha, nem errar a seqüência de pulos ou cair.
O jogo da amarelinha é uma brincadeira que promove e desenvolve o movimento, o pensamento espacial, a noção de próprio corpo e a formação de seqüência. Na Festa da Criança Pasárgada/CECAB sempre foi uma diversão concorrida pelas crianças presentes.
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Os brinquedos e brincadeiras populares têm importância fundamental no processo de integração entre crianças, jovens e adultos, pois proporcionam uma convivência saudável, amiga, criativa e construtiva durante momentos de descontração de vivência coletiva.
Através dos brinquedos e das brincadeiras a criança descobre e compreende o mundo em torno desenvolvendo a imaginação, experienciando o faz de conta e explora possibilidades para a construção do conhecimento.
Os brinquedos e as brincadeiras possibilitam: Promover a integração e cooperação; Estimular a competição com iguais; Valorizar a herança cultural e respeitá-la; e Desenvolver o espírito de liderança .
Quando as crianças brincam utilizando os brinquedos e brincadeiras populares, uma continuidade sociocultural lhe está assegurada, pois passa a existir uma participação mais intensa das crianças e adultos em um sistema de idéias, sentimentos e valores comuns.
Estiveram sempre presentes em todos os eventos e projetos pedagógicos desenvolvidos pelo CECAB nas escolas por se entender que brincar é uma atividade importante na infância pois promovem aprendizagem, envolvem a emoção, afetividade e a inserção da criança na sua cultura.