Local de realização de parceria com a Universidad de Concepcion, onde a Lenço de Seda CECAB
Através do Programa de Ramas, cursos de extensão universitária, coordena as atividades para a cultura Afro Brasileira.
Representada pelo Professor Franjinha, aluno do Contra Mestre Jean Taruira, de Curitiba PR a Lenço de Seda em parceria com aquela universidade realizou o Encontro Internacional de Capoeira em 2004 quando foi homenageada pelos diretores.
Leia o texto completo de “Campus Chillan Universidad de Concepcion - Chile”
Evento de Capoeira realizado em Timóteo MG e que reuniu capoeiristas filiados à Lenço de Seda-CECAB do Vale do Aço, de Curitiba e da Região de Torino na Itália em visita à sede no Vale do Aço.
Leia o texto completo de “Encontro Brasil Itália de Capoeira”
Evento comum no leste mineiro e na região do Vale do Aço quando grupos de congado se encontram desfilam e participam de cerimônias religiosas seguidas de um almoço coletivo em um dia de pura festa, muita alegria e interação de crianças jovens e adultos de diferentes cidades e grupos.
No Encontro de Grupos de Congado realizado na cidade de Dionísio em 2002 a Lenço de Seda CECAB apresentou o espetáculo de praça pública “Homenagem ao Folclore Brasileiro” a convite da organização da festa.
Leia o texto completo de “Encontro de Congadeiros”
Academia de Capoeira filiada à Associação de Capoeira Lenço de Seda dirigida pelo Professor William Capitão em Timóteo – MG, hoje morando no México e que atuou nos anos 80 e 90 no Vale do Aço e cidades da região.
Leia o texto completo de “Academia de Capoeira Nagô”
Entidade que por vários anos desenvolveu em parceria com a Lenço de Seda CECAB, projetos de parceria para seus alunos portadores de Síndrome de Down. Participou também do projeto Arte Sempre, desenvolvido junto a rede pública municipal da Cidade de Coronel Fabriciano.
Leia o texto completo de “APAE Coronel Fabriciano”
Entidade que desenvolve trabalhos com capoeira para seus alunos através do Professor Canguru e que durante o projeto Zumbi 2000 desenvolveu parceria com a Lenço de Seda CECAB.
Leia o texto completo de “APAE de João Monlevade”
O Bambolê foi sempre um objeto de brincadeiras entre as crianças, desde o antigo Egito. Foi trazido para América na década de 50. Brincar com bambolê é uma prática cultural. No ato de brincar, em um exercício de prazer, várias apreensões são adquiridas, tais como: percepção de espaço, movimento de rotação, equilíbrio, uma forma de expressão por meio do corpo.
O Bambolê, por proporcionar maior flexibilização dos quadris, tem sido um instrumento muito utilizado pelas atrizes, sambistas, quando no preparo, para o desfile de carnaval, também em atividades corporais dos atuantes em movimentos de terceira idade.
No Brasil, o Bambolê é um brinquedo usado principalmente entre as meninas em suas brincadeiras o que proporciona grande destreza nos movimentos de cintura e quadril e consequentemente torna-as mais hábeis para os movimentos de atividades que envolvam a expressão corporal. Essa habilidade sempre se manifesta nas Festas da Criança/Pasárgada/CECAB, onde era muito comum a presença do bambolês nas brincadeiras infantis e oficinas.
Leia o texto completo de “Bambolê”
Hoje Tem Hoje Tem, Os palhaços são personagens que trazem alegria e contagiam com suas peraltices a criançada os jovens e adultos. Nos grandes momentos de preparação e realização da Festa Criança Pasárgada os palhaços visitam as escolas, vão para as ruas, participam dos mutirões, e no dia da festa são agentes culturais que ajudam no desenvolvimento das dinâmicas na organização das brincadeiras.
Nas festas populares do CECAB são organizadas troupe de palhaços com crianças e menores de rua propiciando excelente experiência de inclusão social.
Leia o texto completo de “Palhaços”
A Dança do Ventre foi criada sob a influência de várias culturas. Sua origem é controversa porém alguns historiadores afirmam ser uma dança grega e acreditam fazer parte de rituais religiosos. Outros consideram ser originária do Egito. No Brasil chegou através da Mestra Shahrazad e Mestra Samira Samia.
Como atividade corporal é benéfica para desenvolvimento da expressão corporal. A Dança do Ventre compõe uma das ações da Sociedade Cultural Pasárgada/CECAB em Projetos Pedagógicos a exemplo do Projeto Arte Sempre, Cursos de Formação e Workshops.
Leia o texto completo de “Dança do Ventre”
A tradição das bonecas vem desde o Egito dos faraós. Naquela tradição eram bonecas de braços moveis, peruca de cabelos naturais, às vezes acompanhadas de pequenas casas com minúsculas mobílias. Os gregos e os romanos faziam bonecas de madeira ou marfim, com articulações de couro ou tecido.
Na arte popular brasileira é muito comum a confecção de bonecas de pano como a Boneca Abayomi que surgiu no movimento de mulheres negras do Maranhão, tendo sido criada por Lena Martins que buscava na arte popular um instrumento de conscientização e sociabilização.
As bonecas Abayomis são negras feitas com sobras de tecido que são amarrados resgatando a forma mais singela do fazer artesanal , sem uso de costuras e o mínimo de ferramentas. Também constrói-se as bonecas com papel crepom por ser bem flexível. Util em cursos de formação e oficinas com crianças e adolescentes . São inspiradas em personagens de reconhecimento popular como dos contos de fadas, circo, orixás, congado os reis magos entre outros.
Através das Bonecas Abayomis busca-se o fortalecimento e o reconhecimento da identidade afro-brasileira além disto permite à criança ou adolescente construir o seu próprio objeto estímulando a fantasia.
Leia o texto completo de “Bonecas de Pano”