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Bumba meu Boi

O Bumba Meu Boi é uma das mais ricas representações do folclore brasileiro. Essa manifestação popular surgiu através da união de elementos das culturas européia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas, nas variações regionais dessa experiência. Existem festas similares em Portugal (Boi de Canastra) e no Daomé (Burrinha).

Sempre presente em festas de manifestação folclórico cultural como forma de preservação da cultura, esse personagem recebe várias denominações conforme a localidade onde é apresentado. No Piauí no Maranhão e em Minas Gerais, chama-se Bumba-meu-boi; na Amazônia, Boi-bumbá; em Santa Catarina, Boi-de-mamão; no Recife, Boi-calemba; no Estado do Rio de Janeiro, Folguedo-do-boi.

O enredo da dança do boi é o seguinte: uma mulher chamada Mãe Catirina, que está grávida, sente vontade de comer língua de boi. O marido, Pai Francisco, resolve atender ao desejo da mulher e mata o primeiro boi que encontra. Logo depois, o dono do boi, que era o patrão de Pai Francisco, aparece e fica muito zangado ao ver o animal morto. Para consertar a situação, surge um curandeiro, que consegue ressuscitar o boi. Nesse momento, todos se alegram e começam a brincar.

Os participantes do bumba-meu-boi dançam e tocam instrumentos enquanto as pessoas que assistem se divertem quando o boi ameaça correr atrás de alguém. O boi do espetáculo é feito de papelão, papel marchê ou madeira e recoberto com uma saia colorida, bordada com adereços vários. Dentro da carcaça, alguém faz os movimentos do boi, vestido com um figurino apropriado para o boiadeiro.

O Bumba meu Boi é um personagem histórico sempre presente em eventos do CECAB, tais como: Festa da Criança Pasárgada, Oficinas de Férias, Projetos da Cultura Afro-brasileira, Projetos Pedagógicos, apresentação em escolas da região e eventos afins.

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Chicotinho Queimado

Brincadeira popular muito utilizada nos eventos do CECAB, com o propósito de mobilização do coletivo, integração, interação e vivência da cultura afro-brasileira.

Normalmente é desenvolvida ao ar livre. Uma criança esconde o chicotinho (um pauzinho,um brinquedo ou outro objeto) e diz em tom alto: Chicotinho Queimado. Todas as outras crianças envolvidas saem à procura do objeto escondido. Se uma criança estiver distante, a que escondeu o chicotinho dirá que ela está fria, se estiver mais perto, dirá que está quente. Dirá também que está esquentando ou esfriando conforme as crianças se distanciam ou se aproximam do chicotinho queimado.”Estar pelando “ é estar muito perto do chicotinho. A criança que achar o chicotinho queimado sairá correndo batendo com ele nas demais. E será ela a escondê-lo da próxima vez.

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Corrida de Saco

A Corrida de Saco foi sempre muito comum na Festa da Criança Pasárgada/CECAB. A corrida de saco é uma brincadeira de movimento,agilidade, força no impulso e competitiva.

Define-se um local de chegada. Distribui-se sacos de estopa ou similar para cada participante. Coloca-se as pernas dentro do saco seguro pelas mãos na altura da cintura.

Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro no local definido.

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Corrida do Ovo na Colher

Uma brincadeira típica da cultura brasileira e muito comum nas Festas Juninas, Festa da Criança Pasárgada/CECAB, Oficinas de Férias.

Consiste em uma corrida delimitada por um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mãos ou com a boca. uma colher com um ovo cozido dentro; vence quem chegar primeiro ao ponto final. Brincadeira muito conhecida no interior é sempre um ponto alto nas festas do CECAB.

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Pau-de-sebo

A sobrevivência da espécie humana não é só biológica é também cultural através das práticas culturais, que essa apropriação se torna possível.

O Pau de Sebo é uma das brincadeiras mais comuns das Festas Juninas e Festa Criança Pasárgada. Prêmios são colocados na ponta de um mastro untado com sebo. Ganha quem conseguir escalar o mastro, que tem no mínimo 5 metros de altura, e pegar a prenda.

O pau- de- sebo é muito disputado por crianças e jovens e essa brincadeira promove a participação de um público, que desempenha um papel de torcida e incentivo aos que arriscam a subida.

Esse objeto de brinquedo envolve tomada de decisão, equilíbrio, resistência, persistência, disputa e a vontade de vencer. Além de uma prática cultural capaz de contribuir na formação do ser como ser de cultura é também um instrumento pedagógico possível para conhecimento formal na aquisição de conceitos da matemática e da física.

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Brincadeiras Populares

Os brinquedos e brincadeiras populares têm importância fundamental no processo de integração entre crianças, jovens e adultos, pois proporcionam uma convivência saudável, amiga, criativa e construtiva durante momentos de descontração de vivência coletiva.

Através dos brinquedos e das brincadeiras a criança descobre e compreende o mundo em torno desenvolvendo a imaginação, experienciando o faz de conta e explora possibilidades para a construção do conhecimento.

Os brinquedos e as brincadeiras possibilitam:  Promover a integração e cooperação; Estimular a competição com iguais; Valorizar a herança cultural e respeitá-la; e Desenvolver o espírito de liderança .

Quando as crianças brincam utilizando os brinquedos e brincadeiras populares, uma continuidade sociocultural lhe está assegurada, pois passa a existir uma participação mais intensa das crianças e adultos em um sistema de idéias, sentimentos e valores comuns.

Estiveram sempre presentes em todos os eventos e projetos pedagógicos desenvolvidos pelo CECAB nas escolas por se entender que brincar é uma atividade importante na infância pois promovem aprendizagem, envolvem a emoção, afetividade e a inserção da criança na sua cultura.



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