Arquivos: Galeria de Grandes Mestres da Capoeira

Conteúdo relacionado a “Galeria de Grandes Mestres da Capoeira”

Teatro Popular

Na visão de Augusto Boal, as experiências de teatro popular têm como objetivo a libertação do espectador, sobre quem o teatro se habituou a impor visões acabadas do mundo. Nessa perspectiva teatro popular e a capoeira, na trajetória de Lenço de Seda-CECAB, sempre foram parceiros indissociáveis, pois, na visão do Mestre Reginaldo Véio, também a capoeira é um instrumento de construção da própria história, de libertação das visões dominantes de mundo. Assim, o grupo da Lenço de Seda em parceria como grupos de teatro da cidade de Timóteo fazem das praças e ruas da cidade, palcos de expressão da cultura popular. Através da capoeira, do teatro, da dança, da música, produzem experiências coletivas de dimensões ético-políticas, com alegria, irreverência e mobilização comunitária, nas quais todos podem participar.

O teatro sempre está presente nas atividades e eventos da Lenço de Seda, tais como as Festas da Criança, as Caminhadas Ecológicas, dentre outras, além disso, são realizadas, também, oficinas de teatro para educadores/as, estudantes de escolas da rede pública Timóteo.

Leia o texto completo de “Teatro Popular”

Teatro de Arena

Um teatro de arena é um espaço de apresentações teatrais e artísticas, em que o palco se posiciona no centro de uma circunferência, na qual está a platéia. Pode ser tanto um espaço com arquitetura delineada para esse fim, com arquibancadas circulares e palco central, como os espaços que se abrem nas praças e ruas quando inicia-se uma apresentação cultural e o público se posiciona em volta, na roda. Tanto com arquitetura delineada, quanto com a emergência nas praças e ruas, nesse ambiente o público tem maior intimidade com os atores e a história vivida por eles.

Na cidade de Timóteo, há dois teatros de arena, um deles em espaço público do Bairro Timirim e outro na Escola Imett de Timóteo, ambos projetados pelo arquiteto Eolo Maia. Neles a Lenço de Seda-CECAB realizou e realiza intervenções culturais, principalmente batizados e rodas de capoeira, encontros de capoeiristas, apresentações de danças, de Samba Reggae e de teatro.

Leia o texto completo de “Teatro de Arena”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .