Dinâmica de trabalho presente nos cursos de capacitação formação e dinâmicas de relações humanas promovidos pelo CECAB com professores, agentes culturais, e grupos terapêuticos e de centramento holístico. Nos grupos terapêuticos técnicas de respiração, exercícios bioenergéticos, de bio dança e de capoeira somam recursos com meditação, hiperventilação e revisitações ao passado para um realinhamento existencial. Os grupos terapêuticos são em geral conduzidos pela Síntese, clinica de medicinas alternativas que desenvolve proposta terapêutica multidirecional e que se constituiu ao aongo do tempo no braço naturalista da Sociedade Cultural Pasárgada, hoje CECAB.
Leia o texto completo de “Workshop”
Enredo do carnaval acesitano de 1989 do “Bloco Caricato Dexeu Fala”, realizado no primeiro sábado de quaresma por imposição do poder municipal que proibiu o bloco caricato de desfilar na teça feira de carnaval por interesse da administração local. Tendo já desfilado no sábado de carnaval com o enredo “Fé nas Tabas”, uma homenagem à formação étnica do povo brasileiro, o bloco em sinal de protesto pela proibição reorganizou seu desfile para a quaresma a partir de um novo enredo e com as cores roxo e preto dominando a avenida além de fantasias demoníacas e do cheiro forte de incenso espalhado das narinas de um dragão.
Leia o texto completo de “E na Quaresma que se Caça Bruxas”
Projeto Pedagógico desenvolvido pela rede pública municipal na cidade de Coronel Fabriciano, na administração do Prefeito Paulo Antunes 2001 - 2004 como macro estratégia da Secretaria Municipal de Educação.
A Lenço de Seda e a Sociedade Cultural Pasárgada, hoje CECAB participaram neste projeto com o subprojeto “Arte Sempre” que ofereceu diversas modalidades de danças e práticas afro brasileiras aos alunos de pré-escola e ensino fundamental, adolescentes e jovens além de projetos para portadores de necessidades especiais. Dança do Ventre – Dança de Salão – Ballet – Hip Hop – Capoeira Angola – Samba de Roda – Maculelê – Jazz, além de Xadrez foram práticas oferecidas como conteúdos curriculares.
Com acompanhamento cientifico da consultora, educadora e pesquisadora Elvira de Souza Lima,
as ações do “Projeto Arte Sempre” obedeceram estratégias de pesquisa em aprendizagem e de buscas de definição de uma pedagogia brasileira assentada em nossa identidade cultural.
Leia o texto completo de “Escola Sempre”
Ao longo de 30 anos a Lenço de Seda - CECAB realizou dezenas de projetos de parceria com escolas, ongs, associações e universidades. Dentre elas:
Apae de Coronel Fabriciano
Apae de João Monlevade
Creche Frei Miguel de Curitiba
Creche Nossa Senhora da Luz de Curitiba
Creche Rosa de Saron de Coronel Fabriciano
Creche Pequeno Lar de Coronel Fabriciano
Creche Lar Feliz de Coronel Fabriciano
Creche Lírio dos Vales de Coronel Fabriciano
Colégio São Vicente de Paula de Curitiba
Escola de Belas Artes da UFMG
Escola Estadual Arcebispo Dom Helvécio
Escola Infantil do Quitandinha
Escola Estadual Jose Ferreira Maia
Escola Estadual H|ilda de Araújo Ozório Zauza
Escola Estadual Tenente José Luciano
Escola Estadual JK
Escola Estadual Capitão Egidio Lima
Escola Municipal do Macuco
Escola Infantil Sementinha
Escola municipal Argeu Brandão
Escola Estadual Alberto Giovaninni
Escola Municipal José Pinto dos Santos
Escola Estadual Carmem Cotta
Escola Municipal Paulo Franklin
Escola Municipal Maria das Graças Ferreira
Escola Infantil Pé de Moleque
Escola Municipal Otavio Cupertino
Escola Municipal Raimundo Coura
Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde
Escola Estadual Zacarias Roque
Escola Municipal Joaquim Ávila Neto
Escola Municipal Said Albeny
Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde
Escola Estadual João Cotta
Escola Infantil João Bolinha
Escola Imett de Timóteo
Instituto Católico de Minas Gerais
Pré Escola Criança Criativa de Curitiba
Pré Escola Pequenos Sábios de Curitiba
Pré Escola Formiguinha Feliz de Curitiba
Pré Escola Futuro Feliz de Curitiba
Pré Escola Infantil Portão de Curitiba
Pré Escola Trem da Alegria de Curitiba
Pré Escola Degraus do Saber de Curitiba
Pré Escola Cecília Marques de Curitiba
Pré Escola Itamaraty de Curitiba
Programa Curumim.
Unileste
Universidad de Concepcion
Leia o texto completo de “Escolas Parceiras”
Entidade que por vários anos desenvolveu em parceria com a Lenço de Seda CECAB, projetos de parceria para seus alunos portadores de Síndrome de Down. Participou também do projeto Arte Sempre, desenvolvido junto a rede pública municipal da Cidade de Coronel Fabriciano.
Leia o texto completo de “APAE Coronel Fabriciano”
Entidade que desenvolve trabalhos com capoeira para seus alunos através do Professor Canguru e que durante o projeto Zumbi 2000 desenvolveu parceria com a Lenço de Seda CECAB.
Leia o texto completo de “APAE de João Monlevade”
Intervenção cientifica que reúne duas ou mais disciplinas interagindo nas formas de compreensão e atuação diante de um objeto de estudo ou de uma realidade. A Lenço de Seda CECAB implementou projetos pedagógicos interdisciplinares, desenvolveu outros em parcerias com escolas, realizou seminários, assessorias e se orienta historicamente por uma visão pluridisciplinar.
Em 1997 foi contemplada com o prêmio Nansen Araújo conferido pela Federação das Industrias do Estado de MG, no programa de parcerias Empresa-Escola, pela parceria com a Escola Estadual Capitão Egidio Lima em Timóteo pela implantação de projetos interdisciplinaraes.
Leia o texto completo de “Abordagem Interdisciplinar em Projetos de Parceria Pedagógica”
Sancionada em 9 de janeiro de 2003, a Lei nº 10.639 estabelece a obrigatoriedade da inclusão das temáticas ‘História da África e Cultura Afro-Brasileira’ no currículo oficial da rede de ensino. A partir dessa lei, tornou-se obrigatório no currículo da educação básica o “estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil” (art. 26-A, § 1º).
O que muda com a lei? O educador deve reconhecer que a base do ensino necessita também estar voltada para a origem e para a cultura do seu povo, principalmente sendo o Brasil um país tão miscigenado e essencialmente negro. A Lei 10639 remete a uma conscientização das várias possibilidades do patrimônio cultural afro-brasileiro, com toda sua riqueza histórica, religiosa, artística e muito mais.
Na trajetória histórica do CECAB, o estudo e a experiência da cultura afro-brasileira é uma constante, tanto com atividades culturais na comunidade como em ações e projetos relacionados a escolas. Entendemos que essa vivência contribui efetivamente para o rompimento de preconceitos e estereótipos, além de potencializar o resgate da auto-estima de inumeráveis crianças e jovens que se vêem marginalizados por uma escola que nega a pluralidade étnico-cultural de nossa gente.
Leia o texto completo de “Lei 10639”
Programa do Governo do Estado de MG realizado em 1988, que teve como objetivo corrigir distorção idade-série de alunos e alunas do ensino fundamental. 1ª à 4ª série, na rede estadual de educação. Esse Programa possibilitou o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas, mais prazerosas, com bibliografia própria, para o educando em defasagem.
O CECAB, através de seu presidente Reginaldo Consolatrix, desempenhou uma ação significativa no Programa de Aceleração da Aprendizagem, prestando Assessoria Pedagógica junto a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, patrocinado pela Fundação ACESITA, dando capacitação aos Pedagogos e Professores.
Foram desenvolvidas atividades como: palestras, workshops, oficinas pedagógicas, vivências, orientação interdisciplinar em encontros mensais com a equipe pedagógica e acompanhamento sistemático das praticas cotidianas.
Leia o texto completo de “Aceleração da Aprendizagem”