O Artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Com a mecanização da indústria o artesão passou a ser identificado como aquele que produz objetos próprios e comuns à cultura popular.
No CECAB a experiêncvia com artesanato constitui-se como momento lúdico e interdisciplinar envolvendo diferentes membros da comunidade, diferentes formas de expressão, em processos de criação, produção e troca de saberes. Papel artesanal, papel machê, confecção de mandalas, origame, modelagem em argila, são algumas das oficina desenvolvidas junto a educadores, crianças, jovens e adultos; realizadas em eventos culturais tais como as Festas das Crianças, Oficinas de arte nas Férias, Ações ecológicas.
Leia o texto completo de “Artesanato”
As crianças são atores e atrizes principais na história do CECAB, são sujeitos da festa. O evento que melhor expressa essa primazia é a Festa da Criança. Realizada em outubro, com culminância no dia 12, esse evento congrega inúmeros voluntários, educadores, artistas, comerciantes, crianças e adultos de todos os bairros da cidade em atividades de jogos, brincadeiras infantis, capoeira, artes, música, cinema, sorteio de prêmio, boi-bumbá e outras. A criação do evento inicia-se com a escolha de um tema aberto, como por exemplo: “Hoje Tem!… Hoje Tem!…”; “Todo dia é dia”; “Era uma vez…”. Hoje tem o quê? É dia de quê? Era uma vez o quê? Tudo aquilo que é possível desejar.
Com a festa da Criança, emerge em Timóteo-MG o espaço da alegria. O centro da cidade fica totalmente ocupado por crianças, jovens e adultos, que o convertem de um espaço urbano destinado a negócios, trabalho, comércio, a um espaço de criação, encontro e descontração. Com brincadeiras, capoeira, jogos recreativos, atividades de artes plásticas, teatro, música e tantas atividades quanto a imaginação puder inventar, as crianças apropriam-se e fazem uso completamente inusitado desse espaço, numa grande festa coletiva. (Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência)
Leia o texto completo de “Festa da Criança”
O CECAB ao longo dos anos realizou algumas campanhas de divulgação ou de conscientização de massa sobre a importância da Capoeira Angola e da sua prática. Estas campanhas envolveram a mídia falada da região, rádios AM e FM, divulgação com cartazes ou com out- doors, e buscaram valorizar nossas tradições e difundir a consciência da importância e da dimensão de nossas práticas culturais ou esportivas e de nossas atividades de matriz afro brasileira.
Leia o texto completo de “Campanhas Publicitárias”