Arquivos: Festa da Criança Pasárgada

Conteúdo relacionado a “Festa da Criança Pasárgada”

Perna de Lata

Que tal, ganhar mais perna e crescer alguns centímetros, ficar mais alto, de uma hora para outra, como um passe de mágica??? Basta fazer uma perna de lata. Você vai precisar de 2 latas de leite em pó vazias (ou qualquer outra de tamanho parecido), prego, martelo, 2 pedaços de barbante, bem grandes e da ajuda de um/a adulto/a. Agora, peça para o/a adulto/a fazer dois furos com os pregos, em cada lata. Passe o barbante pelos furos e dê um nó para prender o barbante na lata. Decore sua Perna de Lata com papel colorido. Agora, é só aventura: com a parte que aberta para baixo, suba em cima delas e, segurando nos barbantes comece a dar seus primeiros passos. No começo está um pouquinho difícil? Não desanime, pois, essa brincadeira é pura alegria!

Na história do CECAB – Lenço de Seda a perna de lata está presente, principalmente nas Festas da Criança. Essa brincadeira possibilita o desenvolvimento de habilidades como coordenação de movimentos, equilíbrio, auto-confiança e criatividade, uma dimensão lúdica.

Leia o texto completo de “Perna de Lata”

Pare-bola

Brincadeira do folclore popular o pare-bola de pique que envolve movimento, esperteza e boa pontaria. Vamos brincar? Você vai ser o ser o “pega” e eu arremesso a bola. Vou lançá-la o mais longe que conseguir. As demais crianças, e eu também, vamos sair correndo o mais longe possível, enquanto você tenta alcançar e pegar a bola, quando conseguir deve gritar “PARE BOLA” e todos devem ficar parados. Dai você, que é o pega, poderá dar 3 passos no máximo e tentar queimar uma pessoa, jogando a bola nela. Se conseguir esta pessoa fica sendo o pega e recomeça a brincadeira . Se não conseguir… como é que poderemos recomeçar a brincadeira? Lance a idéia, pois a idéia é de quem brinca!!!

Essa brincadeira possibilita o desenvolvimento de habilidades como, coordenação de movimentos, agilidade, interação, descontração e outras. Na história do CECAB – Lenço de Seda o pare-bola está presente, principalmente nas Festas da Criança, constituindo uma dimensão lúdica em momentos de alegria.

Leia o texto completo de “Pare-bola”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .