Arquivos: Eventos de Interesse Científico ou Acadêmico

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Abordagem Holística

Escola de conhecimento que propõe uma visão de mundo totalizante e unicista em um universo interarticulado por macro e micro sistemas holograficamente estruturados à exemplo das teorias de Gaia orientais.

A Lenço de Seda - CECAB desenvolveu Workshops de centramento holístico, seminários de qualidade total em abordagem holística para superintendências de ensino além de subsidiar a monografia Abordagem Holística na Educação – Face UFMG – de Ana Maria Maia e de apresentar suas experiências no Seminário Mineiro da Universidade Holística Internacional de Brasília, UNIPAZ em 1993.

Desenvolveu também metodologia de centramento holístico a partir de práticas e vivências corporais como biodança, capoeira angola, bioenergética, respirações e outras.

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Abordagem Interdisciplinar em Projetos de Parceria Pedagógica

Intervenção cientifica que reúne duas ou mais disciplinas interagindo nas formas de compreensão e atuação diante de um objeto de estudo ou de uma realidade. A Lenço de Seda CECAB implementou projetos pedagógicos interdisciplinares, desenvolveu outros em parcerias com escolas, realizou seminários, assessorias e se orienta historicamente por uma visão pluridisciplinar.

Em 1997 foi contemplada com o prêmio Nansen Araújo conferido pela Federação das Industrias do Estado de MG, no programa de parcerias Empresa-Escola, pela parceria com a Escola Estadual Capitão Egidio Lima em Timóteo pela implantação de projetos interdisciplinaraes.

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Sim às Diferenças

A Escola Estadual “Capitão Egídio Lima” é uma escola que tem vivenciado experiências inovadoras, inclusive no processo de condução das decisões da escola que tem se pautado pelo caráter democrático, levando a um maior amadurecimento do seu corpo de docente.

Há 24 anos, vem desenvolvendo Projetos voltados para a Cultura Afro-Brasileira, sempre com ênfase na Capoeira de Angola em parceria com a Associação de Capoeira “Lenço de Seda/CECAB.

O Projeto Sim às Diferenças procura viabilizar os conhecimentos da Cultura Afro-Brasileira e Africana proporcionando ao educando um saber plural, contribuindo para a transformação de atitudes como a aceitação da cor que cada um carrega consigo e a valorização da história que nos foi legada.

Foi elaborado com o propósito de experienciar outras formas do fazer, sem perder o objetivo da formação integral do aluno e aluna do Ensino Fundamental, atrelando aos conteúdos específicos ações prazerosas e desafiantes.

A Escola Estadual Capitão Egídio Lima, sintonizada com o contexto sócio-político e cultural, tem desenvolvido suas ações de forma ousada, procurando fazer com que o processo de ensino-aprendizagem não seja estático, mas renovador e em constante evolução.

O Projeto Sim às Diferenças contextualiza os conteúdos curriculares num processo de envolvimento coletivo e participação efetiva do educando na construção do conhecimento formal, considerando os alunos e alunas do Ensino Fundamental sujeitos de direito, exercendo o direito de aprender e de ampliar seus conhecimentos.

O propósito é fazer com que os alunos compreendam as relações sociais étnico-raciais de que participam tornando-se capazes de continuar, de reconstruir, de aprofundar estudos e práticas em diferentes níveis de formação. Visa ainda promover uma alteração positiva junto aos educandos do Ensino Fundamental aos perversos efeitos de séculos de preconceito e discriminação.

Através da parceria com a Associação de Capoeira Lenço de Seda/CECAB o foco do projeto é a Arte-Educação, através das aulas de Capoeira Angola e Danças Afro, buscando articulações com o estudo da Arte e da História do Brasil, preconizando a valorização das tradições culturais locais, num processo de atualização e adaptação às necessidades da comunidade. Assim, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com os conteúdos formais do Ensino fundamental, procura dialogar com as disciplinas e os componentes curriculares propostos, conforme preconiza a Lei 10.639.

O Projeto tem um formato que procura atender a todas as turmas da escola. Além das aulas de Capoeira Angola e Dança Afro, o currículo oferece oficinas semanais organizadas da seguinte forma: Culinária, História, Literatura e Artes.

Na Culinária: Pesquisa sobre a culinária afro-brasileira.

Oportuniza aos alunos e alunas momentos de confecção de pratos como feijoada, aluá, inhame com peixe, cuscuz, fubá suado, broa, etc. As receitas pesquisadas se integram ao cardápio da merenda escolar no dia da Oficina.

Na História: Realização de pesquisas e estudos sobre o percurso realizado para a chegada do negro no Brasil. Como os negros eram “distribuídos” após a comercialização nos mercados, as etnias e seus hábitos; Estudo das cores que representam a cultura afro.

Artesanato: Confecção de adereços próprios da Cultura Afro-Brasileira, fabrico de berimbau, pandeiros e xiquexique.

Na Literatura: Leitura coletiva e individual de livros voltados para a Cultura Afro-Brasileira Oportunidade para estabelecer um diálogo entre alunos e alunas sobre a discriminação sempre sensibilizando para a aceitação e convívio com a alteridade. Leitura de poesias de vários escritores que se dedicaram a escrever sobre a vida do negro no Brasil. .Castro Alves, Solano Trindade e outros.

Nas Artes:

Estudo das obras do Carybé, um artista singular desenhava como ninguém os movimentos da Capoeira e o cotidiano do povo brasileiro, especificamente do negro Além de Carybé, estudo das obras de Lasar Segall, Debret, Rugendas e Tarsila do Amaral.

O Projeto “Angola a Dois”

O projeto “Angola a Dois integra-se ao Projeto “Sim às Diferenças” E foi proposto por Mestre Reginaldo Veio. Consiste na realização de oficinas de Capoeira Angola e Dança Afro-Brasileira com participação espontânea dos alunos. Além das aulas, uma vez por semana, vivenciamos um momento coletivo na quadra da escola para ouvirmos Mestre Reginaldo Veio contando histórias do negro no Brasil, lendas Africanas, canto de Ladainhas, corridos e cantigas de Roda, , além de aulas de Maculelê, Samba Reggae e a Ginga da Capoeira.

Depoimentos:

“Esse projeto é uma oportunidade única para refletir sobre as raízes do povo brasileiro, principalmente sobre a raça negra historicamente inferiorizada pela sociedade. Despir-me de preconceitos inconscientemente enraizados é um processo de crescimento pessoal. Diante disso, creio que cresci como ser humano diante dos questionamentos, das constatações feitas no cotidiano da escola. O preconceito racial é muito comum na sociedade brasileira, porém de forma sutil e velada, vemos nesse preconceito e outros mais serem discutidos diariamente em programas de televisão e de rádio, em colunas de jornais e revistas; e passam, até em livros didáticos que enfatizam e ditam como modelo de beleza e sucesso as pessoas de pele branca e olhos claros. O Brasil é um país mestiço, de maioria negra e, entretanto o brasileiro tem uma imagem negativa de si mesmo de sua raça. Como isso é possível?

Sendo a Escola o lugar propício a questionamento, reflexões, inquietações que geram mudança, com sua contribuição; acredito que no futuro as diferenças servirão para unir a pessoas e não desagregá-las e certamente seremos mais felizes vivendo num país mais justo, igualitário, orgulhoso de suas cores e gentes.”

(Professora da Turma Verde – Matutino – 2006)

“Eu aprendi muita coisa do projeto afro-brasileiro. Que não devemos discriminar os negros porque o jeito que o branco é, o negro é também. Modo de sentir, falar agir são iguais, só muda é a cor da pele.”

(Aluna da Turma Lilás – Matutino – 2006)

“Na tentativa de encontrar alternativas para solucionar os desafios pedagógicos, humanos e sociais emergidos do cotidiano escolar, a escola abraçou o Projeto da Professora Maria Luíza Flor Pereira que estava obtendo excelentes resultados em sua turma e o ampliou incluindo diferentes formas de não discriminação dizendo “Sim às Diferenças”.

Buscamos no trabalho com a diversidade melhoria do nível pedagógico da escola, das relações interpessoais, diminuição da agressividade, do preconceito e ampliação da competência do trabalho coletivo na escola.

A história da Escola Estadual “Capitão Egídio Lima” hoje se divide em duas fases distintas; antes do projeto onde predominava o trabalho individual e o conflito de relações e hoje onde as diferenças e preconceitos são tratados de forma aberta e amadurecida. Como saldo colhemos a cultura valorizada a predominância do diálogo em nível pedagógico, social e humano e consequentemente a melhoria em todos os níveis da escola.”

(Diretora Sônia Melo)

ENSINAR É A ARTE DE FAZER JUNTO

JUNTOS NA BUSCA

NO APRENDIZADO

NOS DESAFIOS

SER UM APRENDIZ

AO LADO

NA CONSTRUÇAO DO SABER

NA CAMINHADA COLETIVA

SEMPRE

Luíza Flor

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Lei 10639

Sancionada em 9 de janeiro de 2003, a Lei nº 10.639 estabelece a obrigatoriedade da inclusão das temáticas ‘História da África e Cultura Afro-Brasileira’ no currículo oficial da rede de ensino. A partir dessa lei, tornou-se obrigatório no currículo da educação básica o “estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil” (art. 26-A, § 1º).

O que muda com a lei? O educador deve reconhecer que a base do ensino necessita também estar voltada para a origem e para a cultura do seu povo, principalmente sendo o Brasil um país tão miscigenado e essencialmente negro. A Lei 10639 remete a uma conscientização das várias possibilidades do patrimônio cultural afro-brasileiro, com toda sua riqueza histórica, religiosa, artística e muito mais.

Na trajetória histórica do CECAB, o estudo e a experiência da cultura afro-brasileira é uma constante, tanto com atividades culturais na comunidade como em ações e projetos relacionados a escolas. Entendemos que essa vivência contribui efetivamente para o rompimento de preconceitos e estereótipos, além de potencializar o resgate da auto-estima de inumeráveis crianças e jovens que se vêem marginalizados por uma escola que nega a pluralidade étnico-cultural de nossa gente.

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Aceleração da Aprendizagem

Programa do Governo do Estado de MG realizado em 1988, que teve como objetivo corrigir distorção idade-série de alunos e alunas do ensino fundamental. 1ª à 4ª série, na rede estadual de educação. Esse Programa possibilitou o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas, mais prazerosas, com bibliografia própria, para o educando em defasagem.

O CECAB, através de seu presidente Reginaldo Consolatrix, desempenhou uma ação significativa no Programa de Aceleração da Aprendizagem, prestando Assessoria Pedagógica junto a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, patrocinado pela Fundação ACESITA, dando capacitação aos Pedagogos e Professores.

Foram desenvolvidas atividades como: palestras, workshops, oficinas pedagógicas, vivências, orientação interdisciplinar em encontros mensais com a equipe pedagógica e acompanhamento sistemático das praticas cotidianas.

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