Arquivos: Evento

Conteúdo relacionado a “Evento”

Peteca

A Peteca de origem brasileira proveniente de tribos tupis era confeccionada com palha de milho ou folhas de bananeira e pena de aves.

Um jogo competitivo, em uma área retangular com uma rede ao meio os jogadores ficam atrás da linha de fundo. Dali arremessam a peteca para o campo adversário.

O Objetivo é fazer a peteca tocar o chão do campo do adversário ou força-lo a responder arremessando a peteca para fora dos limites da quadra.

O jogo de peteca, uma brincadeira sempre praticada nos eventos da Pasárgada-CECAB, promove a integração das pessoas, cria competições saudáveis, é um exercício prazeroso e resgata uma prática cultural do folclore brasileiro.

Leia o texto completo de “Peteca”

Amarelinha

O nome “amarelinha” vem da palavra francesa marelle, que significa amarelo. Existem duas versões para a origem da brincadeira. Uma delas diz que, nas conquistas dos romanos, eles pavimentavam as estradas que levavam até seus novos territórios. Para distrair a criançada que ficava no meio do caminho, eles faziam desenhos no chão. Assim, as crianças pulavam amarelinha jogando um pedaço de cerâmica ou até um ossinho de carneiro. Outra possível origem vem do início da Idade Média. Naquele tempo, as pessoas jogavam as contribuições para a Igreja nas escadarias. Assim, os visitantes tinham que pular as moedas para não pisá-las.

A amarelinha atravessa tempos como uma brincadeira faz parte do patrimônio cultural infantil traduzindo valores, costumes, formas de pensamento e ensinamentos. Para brincar, é feito um traçado no chão com giz , carvão ou pedaço de tijolo. O traçado envolve quadrados, retângulos, numerados de 1 a 10 terminando com um semi -circulo o “ céu”. Tem como regra acertar um marcador (pedra,caco de azulejo, tijolo) em uma casa e pular as outras até o “ céu” e retornar, pegando o marcador no caminho de volta. Não pode pisar na linha, nem errar a seqüência de pulos ou cair.

O jogo da amarelinha é uma brincadeira que promove e desenvolve o movimento, o pensamento espacial, a noção de próprio corpo e a formação de seqüência. Na Festa da Criança Pasárgada/CECAB sempre foi uma diversão concorrida pelas crianças presentes.

Leia o texto completo de “Amarelinha”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .