Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.
Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.
Leia o texto completo de “Capoeira e Educação”
Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
Leia o texto completo de “Capoeira Pedagógica”
As crianças são atores e atrizes principais na história do CECAB, são sujeitos da festa. O evento que melhor expressa essa primazia é a Festa da Criança. Realizada em outubro, com culminância no dia 12, esse evento congrega inúmeros voluntários, educadores, artistas, comerciantes, crianças e adultos de todos os bairros da cidade em atividades de jogos, brincadeiras infantis, capoeira, artes, música, cinema, sorteio de prêmio, boi-bumbá e outras. A criação do evento inicia-se com a escolha de um tema aberto, como por exemplo: “Hoje Tem!… Hoje Tem!…”; “Todo dia é dia”; “Era uma vez…”. Hoje tem o quê? É dia de quê? Era uma vez o quê? Tudo aquilo que é possível desejar.
Com a festa da Criança, emerge em Timóteo-MG o espaço da alegria. O centro da cidade fica totalmente ocupado por crianças, jovens e adultos, que o convertem de um espaço urbano destinado a negócios, trabalho, comércio, a um espaço de criação, encontro e descontração. Com brincadeiras, capoeira, jogos recreativos, atividades de artes plásticas, teatro, música e tantas atividades quanto a imaginação puder inventar, as crianças apropriam-se e fazem uso completamente inusitado desse espaço, numa grande festa coletiva. (Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência)
Leia o texto completo de “Festa da Criança”
A mesa Redonda constitui um espaço de exposição e questionamento de opiniões, no qual participantes e expositores criam um diálogo em torno de um tema. Essa técnica está presente na trajetória do CECAB como um instrumento que favorece a troca de experiência, a discussão e a reflexão, em encontros de educadores, sobre aspectos importantes da educação e da articulação entre educação e cultura. Temas como Cultura Afro-brasileira, Capoeira e Educação, Aplicação da lei 10.639 e outros são frequentemente trazidos para os debates com autoridades, mestres, educadores e agentes culturais.
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Ao longo de 30 anos a Lenço de Seda - CECAB realizou dezenas de projetos de parceria com escolas, ongs, associações e universidades. Dentre elas:
Apae de Coronel Fabriciano
Apae de João Monlevade
Creche Frei Miguel de Curitiba
Creche Nossa Senhora da Luz de Curitiba
Creche Rosa de Saron de Coronel Fabriciano
Creche Pequeno Lar de Coronel Fabriciano
Creche Lar Feliz de Coronel Fabriciano
Creche Lírio dos Vales de Coronel Fabriciano
Colégio São Vicente de Paula de Curitiba
Escola de Belas Artes da UFMG
Escola Estadual Arcebispo Dom Helvécio
Escola Infantil do Quitandinha
Escola Estadual Jose Ferreira Maia
Escola Estadual H|ilda de Araújo Ozório Zauza
Escola Estadual Tenente José Luciano
Escola Estadual JK
Escola Estadual Capitão Egidio Lima
Escola Municipal do Macuco
Escola Infantil Sementinha
Escola municipal Argeu Brandão
Escola Estadual Alberto Giovaninni
Escola Municipal José Pinto dos Santos
Escola Estadual Carmem Cotta
Escola Municipal Paulo Franklin
Escola Municipal Maria das Graças Ferreira
Escola Infantil Pé de Moleque
Escola Municipal Otavio Cupertino
Escola Municipal Raimundo Coura
Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde
Escola Estadual Zacarias Roque
Escola Municipal Joaquim Ávila Neto
Escola Municipal Said Albeny
Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde
Escola Estadual João Cotta
Escola Infantil João Bolinha
Escola Imett de Timóteo
Instituto Católico de Minas Gerais
Pré Escola Criança Criativa de Curitiba
Pré Escola Pequenos Sábios de Curitiba
Pré Escola Formiguinha Feliz de Curitiba
Pré Escola Futuro Feliz de Curitiba
Pré Escola Infantil Portão de Curitiba
Pré Escola Trem da Alegria de Curitiba
Pré Escola Degraus do Saber de Curitiba
Pré Escola Cecília Marques de Curitiba
Pré Escola Itamaraty de Curitiba
Programa Curumim.
Unileste
Universidad de Concepcion
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