Chamada de pipa, papagaio, cafifa, arraia, pandorga, pepeta, quadrado,curica ,cangula, lebreque, tokô e outros. Inventada pelos chineses utilizada por militares, como sinalizadora de tropas inimigas mais tarde passa a fazer parte das brincadeiras lúdicas das crianças chinesas confeccionadas com tecido de seda e varetas de bambu.
Chegou ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses e chegou a ser usada no Quilombo dos Palmares como sinalizadora de perigos.
A Pipa pode ser um grande referencial para as práticas pedagógicas, pois são infinitas possibilidades no processo de construção do conhecimento, de significados de formação e de desenvolvimento de cidadania como:
* Preservação de uma prática cultural
* Conhecimentos de Física
* Conhecimentos matemáticos
* Exercício do movimento
* Atenção
* Concentração
* Imaginação
* Memória
* Tomada de decisão
* Percepção visual
* Responsabilidade
* Segurança
* Artes
* Literatura
Um objeto de prazer na infância pode ser um suporte articulado às áreas de conhecimento, com uma abordagem mutildisciplinar de ensino, com a perspectiva do desenvolvimento humano.
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O Saci, ou Saci-pererê, é um personagem bastante conhecido da mitologia brasileira, que teve sua origem presumida entre os indígenas da região de Missões, no Sul do país. A mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também a cultura africana do pito, uma espécie de cachimbo e da mitologia européia, herdou o pileo, um gorrinho vermelho.
Considerado uma figura brincalhona, que diverte-se com os animais e pessoas, criando dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assobios, o mito existe pelo menos desde o fim do século XVIII. O saci não tem amigos, vivendo solitário nas matas.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos.
Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformarão em mais uma vítima de suas travessuras.
Através da preservação da cultura oral esse mito vai se perpetuando e é um personagem muito lembrado na literatura, na televisão e nas histórias em quadrinhos.
Com a transposição dos textos de Lobato para a Televisão, o Saci deixou o imaginário para ser personificado numa figura de carne e osso no Sítio do Pica Pau Amarelo e também nos eventos culturais realizado pela Associação de Capoeira Lenço de Seda/CECAB.
No dia 31 de outubro comemora-se o Dia do Saci.
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As promoções do CECAB Lenço de Seda sempre se pautaram por critérios democráticos, criando espaços para a participação coletiva e envolvimento das crianças e jovens do município.
No palco da Festa da Criança ou de outros eventos, escolas, grupos de danças, academias, bandas, cantores e grupos folclóricos ocupam o cenário com suas criações e conquistas.
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Essa brincadeira veio da Europa trazida pelos colonizadores portugueses. Até hoje é muito comum entre as crianças brasileiras, como forma de preservação da cultura e do folclore.
Como brincar: JOGADORES: 3 ou mais crianças.
LOCAL: ao ar livre.
INSTRUÇÕES: Sortear uma das crianças para ser a cabra-cega. As demais crianças devem formar um círculo com as mãos dadas. A criança que será a cabra-cega deve ficar dentro do círculo com os olhos vendados. O jogo começa com todas as crianças perguntando à cabra-cega. Cabra-cega de onde vieste? Do moinho de vento. Que trouxeste? Fubá e melaço. Dá-nos um pouquinho? Não. Então afasta-te. Nesse momento todos devem soltar as mãos e espalhar-se fugindo da Cabra-Cega. Devem desafiar a Cabra-Cega sem tocá-la.
A Cabra-Cega ouvindo os desafios deve tentar tocar um dos participantes. Quando conseguir, aquele que foi tocado se tornará a Cabra-Cega e começa tudo de novo. Essa brincadeira sempre foi muito concorrida na Festa da Criança/Pasárgada/CECAB.
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As Danças Folclóricas são as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, em rodas, às vezes em fileiras e são preservadas pela repetição. Vão sofrendo alterações com o tempo, mas os passos básicos e a música assemelham – se ao estilo original. As Danças Folclóricas desenvolveram como parte dos costumes e tradições de um povo e são transmitidas de geração em geração. No Brasil são várias como: frevo, catira, maculelê, reisado brasileiro, samba, maracatu, quadrilha,congado, festa do rosário,dança da fita e entre outras.
A Associação Cultural Pasárgada / Centro de Estudos da Cultura Afro-Brasileira em seus projetos pedagógicos de parceria escola, eventos,oficinas,assessorias e cursos de formação garante a preservação das manifestações folclóricas e vivências das manifestações, proporcionando a interação, o conhecimento, novos saberes, a socialização e ainda a preservação e continuidade de um acervo cultural.
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Um personagem popular presente no imaginário principalmente das crianças e elemento comum nas histórias infantis garantindo assim a preservação dos contos populares.
Na Festa da Criança Pasárgada /CECAB a bruxa esteve sempre presente nas divulgações em escolas, creches, assim como nos eventos públicos realizados em Timóteo.
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O Bumba Meu Boi é uma das mais ricas representações do folclore brasileiro. Essa manifestação popular surgiu através da união de elementos das culturas européia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas, nas variações regionais dessa experiência. Existem festas similares em Portugal (Boi de Canastra) e no Daomé (Burrinha).
Sempre presente em festas de manifestação folclórico cultural como forma de preservação da cultura, esse personagem recebe várias denominações conforme a localidade onde é apresentado. No Piauí no Maranhão e em Minas Gerais, chama-se Bumba-meu-boi; na Amazônia, Boi-bumbá; em Santa Catarina, Boi-de-mamão; no Recife, Boi-calemba; no Estado do Rio de Janeiro, Folguedo-do-boi.
O enredo da dança do boi é o seguinte: uma mulher chamada Mãe Catirina, que está grávida, sente vontade de comer língua de boi. O marido, Pai Francisco, resolve atender ao desejo da mulher e mata o primeiro boi que encontra. Logo depois, o dono do boi, que era o patrão de Pai Francisco, aparece e fica muito zangado ao ver o animal morto. Para consertar a situação, surge um curandeiro, que consegue ressuscitar o boi. Nesse momento, todos se alegram e começam a brincar.
Os participantes do bumba-meu-boi dançam e tocam instrumentos enquanto as pessoas que assistem se divertem quando o boi ameaça correr atrás de alguém. O boi do espetáculo é feito de papelão, papel marchê ou madeira e recoberto com uma saia colorida, bordada com adereços vários. Dentro da carcaça, alguém faz os movimentos do boi, vestido com um figurino apropriado para o boiadeiro.
O Bumba meu Boi é um personagem histórico sempre presente em eventos do CECAB, tais como: Festa da Criança Pasárgada, Oficinas de Férias, Projetos da Cultura Afro-brasileira, Projetos Pedagógicos, apresentação em escolas da região e eventos afins.
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Cantigas de roda é uma prática cultural que promove o exercício da vivência coletiva, exercita a memória, a oralidade, os significados dos ritmos, a entonação e vários aspectos da língua, além de envolver processos de organização de pensamentos e conhecimentos. Nas brincadeiras de roda e cantiga as possibilidades de formação são inúmeras: seqüência, lateralidade, atenção, agilidade, movimento, noção do próprio corpo, percepção do outro. Essa brincadeira é um grande instrumento para o desenvolvimento físico-motor e psico-pedagógico na infância.
A brincadeira um elemento de cultura a ser preservado .
Corre cutia
De noite e de dia
Debaixo da ponte
No meio dia
Tem um cachorrinho
Chamado Totó
Ele pula
Ele dança
De uma perna só
(Totoró totó,tororó totó)
Um, dois,três,acabou a sua vez)
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A Corrida de Saco foi sempre muito comum na Festa da Criança Pasárgada/CECAB. A corrida de saco é uma brincadeira de movimento,agilidade, força no impulso e competitiva.
Define-se um local de chegada. Distribui-se sacos de estopa ou similar para cada participante. Coloca-se as pernas dentro do saco seguro pelas mãos na altura da cintura.
Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro no local definido.
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Uma brincadeira típica da cultura brasileira e muito comum nas Festas Juninas, Festa da Criança Pasárgada/CECAB, Oficinas de Férias.
Consiste em uma corrida delimitada por um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mãos ou com a boca. uma colher com um ovo cozido dentro; vence quem chegar primeiro ao ponto final. Brincadeira muito conhecida no interior é sempre um ponto alto nas festas do CECAB.
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