A mesa Redonda constitui um espaço de exposição e questionamento de opiniões, no qual participantes e expositores criam um diálogo em torno de um tema. Essa técnica está presente na trajetória do CECAB como um instrumento que favorece a troca de experiência, a discussão e a reflexão, em encontros de educadores, sobre aspectos importantes da educação e da articulação entre educação e cultura. Temas como Cultura Afro-brasileira, Capoeira e Educação, Aplicação da lei 10.639 e outros são frequentemente trazidos para os debates com autoridades, mestres, educadores e agentes culturais.
Leia o texto completo de “Mesa Redonda”
O carnaval brasileiro é uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo que, no Brasil, foi combinado com as festas carnavalescas européias, onde as pessoas usavam máscaras e fantasias, em desfiles urbanos. Hoje o carnaval brasileiro tem várias formas de expressão como os desfiles de bonecões no nordeste, os blocos e as expressões afro-brasileiras na Bahia, as escolas de samba, do Rio de Janeiro e São Paulo.
A primeira escola de samba brasileira surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. A História do Carnaval no CECAB - Lenço de Seda, se articula á história do Carnaval brasileiro, pois o Bloco Caricato “Dexeu Falá” tem esse nome em homenagem à primeira escola de samba do Brasil. As manifestações carnavalescas do CECAB envolvem processos de criação coletiva e articulam expressões multifacetadas: samba enredo e alegorias - tal como as escolas de samba; máscaras e bonecões - similares aos presentes no nordeste; samba reggae e coreografias de danças afro-brasileiras.
Leia o texto completo de “Carnaval”
A tradição é um dos fundamentos básicos da capoeiragem. Grandes mestres compõem o Conselho Superior de Mestres da Associação Brasileira de Capoeira Angola. Lá estão os herdeiros e guardiões das maiores linhagens da capoeiragem ancestral.
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Evento de Capoeira realizado em Timóteo MG e que reuniu capoeiristas filiados à Lenço de Seda-CECAB do Vale do Aço, de Curitiba e da Região de Torino na Itália em visita à sede no Vale do Aço.
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Projeto Pedagógico desenvolvido pela rede pública municipal na cidade de Coronel Fabriciano, na administração do Prefeito Paulo Antunes 2001 - 2004 como macro estratégia da Secretaria Municipal de Educação.
A Lenço de Seda e a Sociedade Cultural Pasárgada, hoje CECAB participaram neste projeto com o subprojeto “Arte Sempre” que ofereceu diversas modalidades de danças e práticas afro brasileiras aos alunos de pré-escola e ensino fundamental, adolescentes e jovens além de projetos para portadores de necessidades especiais. Dança do Ventre – Dança de Salão – Ballet – Hip Hop – Capoeira Angola – Samba de Roda – Maculelê – Jazz, além de Xadrez foram práticas oferecidas como conteúdos curriculares.
Com acompanhamento cientifico da consultora, educadora e pesquisadora Elvira de Souza Lima,
as ações do “Projeto Arte Sempre” obedeceram estratégias de pesquisa em aprendizagem e de buscas de definição de uma pedagogia brasileira assentada em nossa identidade cultural.
Leia o texto completo de “Escola Sempre”
O CECAB ao longo dos anos realizou algumas campanhas de divulgação ou de conscientização de massa sobre a importância da Capoeira Angola e da sua prática. Estas campanhas envolveram a mídia falada da região, rádios AM e FM, divulgação com cartazes ou com out- doors, e buscaram valorizar nossas tradições e difundir a consciência da importância e da dimensão de nossas práticas culturais ou esportivas e de nossas atividades de matriz afro brasileira.
Leia o texto completo de “Campanhas Publicitárias”
Epopéia de expatriação dos negros africanos desenvolvida a partir do século XVI, especialmente para atender as demandas de trabalho do novo continente e que retirou de suas terras de origem milhões de africanos em navios negreiros. Tornados escravos nos canaviais, engenhos, fazendas e senzalas das américas, o tráfico humano feito realizado sob os olhos e com aprovação das elites do velho mundo e concordância das autoridades religiosas romanas. No Brasil grande parte dos documentos da época foram queimados a mando das autoridades brasileiras envergonhadas com os horrores da escravização na colônia, o que fez com que se perdessem importantes informações e registros do período.
Leia o texto completo de “Diáspora Africana”
Obra do autor Mano Lima em Segunda Edição e que reúne mais de 1400 verbetes se constituindo em importante contribuição para a compreensão do legado léxico e semântico da arte da capoeira,
Leia o texto completo de “Dicionário de Capoeira”
Mestre de Capoeira da Associação de Capoeira Lenço de Seda e presidente do Centro de Estudos da Cultura Afro-brasileira. Compõe o quadro de mestres da ABCA.
Leia o texto completo de “Mestre Reginaldo Véio”