Arquivos: Criação coletiva

Conteúdo relacionado a “Criação coletiva”

Curitiba Paraná Lenço de Seda CECAB

Afiliada da cidade de Curitiba, coordenada pelo contra mestre Jean Taruira há 14 anos desenvolve trabalhos de formação em Capoeira Angola, parcerias pedagógicas no projeto “Gingando na Pré Escola” com cerca de 1200 alunos de creches e pré-escolas. Tem desdobramentos em outras cidades do Paraná e no exterior. Com um importante trabalho com Maculelê e Percussão o núcleo de Curitiba realiza shows e eventos e desenvolve trabalhos de teatro popular e criação coletiva.

Leia o texto completo de “Curitiba Paraná Lenço de Seda CECAB”

E na Quaresma que se Caça Bruxas

Enredo do carnaval acesitano de 1989 do “Bloco Caricato Dexeu Fala”, realizado no primeiro sábado de quaresma por imposição do poder municipal que proibiu o bloco caricato de desfilar na teça feira de carnaval por interesse da administração local. Tendo já desfilado no sábado de carnaval com o enredo “Fé nas Tabas”, uma homenagem à formação étnica do povo brasileiro, o bloco em sinal de protesto pela proibição reorganizou seu desfile para a quaresma a partir de um novo enredo e com as cores roxo e preto dominando a avenida além de fantasias demoníacas e do cheiro forte de incenso espalhado das narinas de um dragão.

Leia o texto completo de “E na Quaresma que se Caça Bruxas”

Enredo

Definição temática e ampla que precede os trabalhos carnavalescos e orienta os desdobramentos cenográficos, coreográficos e musicais, para a composição dos figurinos do samba enredo e para estruturação de um desfile de escola de samba ou de blocos. Na prática de criação coletiva desenvolvida pelo CECAB corresponde ao eixo temático em torno do qual se revela o desejo inconsciente e se formata e se constrói, na catarse, a dinâmica das energias coletivas para uma dada ação ou realização de um evento.

Leia o texto completo de “Enredo”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .