Arquivos: Ações Comunitárias

Conteúdo relacionado a “Ações Comunitárias”

A arte de brincar

Em todas as experiências humanas, principalmente no campo da cultura e da educação, as brincadeiras, o lúdico, são pura arte. São as experiências que mobilizam as potencias de criação em dimensões de alegria.

A arte de brincar na trajetória da Lenço de seda-CECAB envolve a magia dos jogos e brincadeiras populares, a dimensão lúdica do teatro, da capoeira, entendendo que o jogar-brincar não exclui ou nega a realidade, mas reinventa-a em campos de alegria. Assim, jogar, brincar e aprender são indissociáveis e constituem juntos espaços para sonhar e fazer do sonho um texto possível, em expansão da alegria, que, segundo Alicia Fernandes, é critério de saúde na aprendizagem, é o que torna a criação possível, é o campo onde produzir sentido faz sentido.

Assim a arte de brincar e expandir a alegria está presente em todas as ações da Lenço de Seda-CECAB, como principal patrimônio e herança produzida coletivamente, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, educadores, estudantes, moradores de rua, capoeiristas, artistas e tantos outros que queiram participar de momentos lúdicos, como a Festa da Criança, as Caminhadas Ecológicas, os projetos pedagógicos e culturais, as experiências de cultura afro-brasileira. No ano de 1991, a Festa da Criança Pasárgda teve como tema “A arte de Brincar”.

Leia o texto completo de “A arte de brincar”

Estatuto da Criança e do Adolescente

Ir para: navegação, pesquisa

O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro, instituído pela Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, que tem o objetivo de proteger a integridade da criança e do adolescente. O ECA explicita os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta, que elevou a criança e o adolescente a preocupação central da sociedade e orienta a criação de políticas públicas em todas as esferas de governo.

Na trajetória do CECAB as ações de atenção, proteção e respeito às crianças e aos adolescentes sempre foram o foco central, mesmo antes da existência do ECA, a criança já era protagonista em ações de criatividade, liberdade e alegria, seja em Atividades Culturais, Esportivas, Pedagógicas ou nas festas e eventos culturais tais como o Carnaval da Lenço de Seda e a Festa da Criança Pasárgada. O ECA foi tema central de debate e reflexão com os educadores da Cidade de Timóteo, no bojo da festa da criança no seminário “Timóteo pensa e festeja a criança”.

Leia o texto completo de “Estatuto da Criança e do Adolescente”

Grupo de Teatro Leme

Grupo de Teatro parceiro do CECAB – Lenço de Seda. Ao longo da história do CECAB, participou de diferentes manifestações culturais e comunitárias fazendo das ruas da cidade um palco onde a performance teatral ganhava vida como expressão de sensibilização estética, alegria, criação coletiva com dimensão política. Teve importante participação no surgimento do Partido dos Trabalhadores em Coronel Fabriciano, que por

sua vez se organizou a partir do núcleo de Timóteo, fundado pela equipe da Pasárgada.

Nos anos 80, o projeto “Salada Cultural”, da Pasárgada, que levou cultura e lazer aos bairros de Timóteo e cidades vizinhas contou com a participação do Grupo Leme. Fábio Brasileiro, João Costa, Humberto e Edna Imaculada eram alguns dos componentes desse grupo.

Leia o texto completo de “Grupo de Teatro Leme”

Lamp

Ronaldo Lamp, ator do município de Timóteo que integrou a equipe da Sociedade Cultural Pasárgada. Atuou em diferentes eventos culturais do CECAB com o Grupo Musical Xavantes do Pirajú. É o criador e intérprete do personagem Zé Povo “O Palhaço de Todos os dias”, que alegrava as atividades culturais com irreverência, alegria, sensibilidade e posicionamentos políticos sobre o cotidiano da comunidade de Timóteo.

Leia o texto completo de “Lamp”

Jeremias

Erineu Andrade de Oliveira, o Jerê, capoeirista e ator do município de Timóteo-MG, foi um fez parte do grupo que criou a Sociedade Cultural Pasárgada. Atuou em diferentes eventos culturais do CECAB, com o Grupo de Teatro Somunois, dirigiu trabalhos com artesanato, atuou como repórter e como multiplicador de capoeira.

Leia o texto completo de “Jeremias”

Festa da Criança

As crianças são atores e atrizes principais na história do CECAB, são sujeitos da festa. O evento que melhor expressa essa primazia é a Festa da Criança. Realizada em outubro, com culminância no dia 12, esse evento congrega inúmeros voluntários, educadores, artistas, comerciantes, crianças e adultos de todos os bairros da cidade em atividades de jogos, brincadeiras infantis, capoeira, artes, música, cinema, sorteio de prêmio, boi-bumbá e outras. A criação do evento inicia-se com a escolha de um tema aberto, como por exemplo: “Hoje Tem!… Hoje Tem!…”; “Todo dia é dia”; “Era uma vez…”. Hoje tem o quê? É dia de quê? Era uma vez o quê? Tudo aquilo que é possível desejar.

Com a festa da Criança, emerge em Timóteo-MG o espaço da alegria. O centro da cidade fica totalmente ocupado por crianças, jovens e adultos, que o convertem de um espaço urbano destinado a negócios, trabalho, comércio, a um espaço de criação, encontro e descontração. Com brincadeiras, capoeira, jogos recreativos, atividades de artes plásticas, teatro, música e tantas atividades quanto a imaginação puder inventar, as crianças apropriam-se e fazem uso completamente inusitado desse espaço, numa grande festa coletiva. (Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência)

Leia o texto completo de “Festa da Criança”

Grupo de Teatro Somunois

Grupo de Teatro parceiro do CECAB – Lenço de Seda. Ao longo da história do CECAB, participou de diferentes manifestações culturais e comunitárias fazendo das ruas da cidade um palco onde a performance teatral ganhava vida como expressão de sensibilização estética, alegria, criação coletiva com dimensão política. Jeremias era um dos componentes desse grupo.

Leia o texto completo de “Grupo de Teatro Somunois”

Zé Povo

Personagem criado e interpretado por Ronaldo Lamp, ator do município de Timóteo que fez parte do grupo que criou a Sociedade Cultural Pasárgada. “Zé Povo, o palhaço de todos os dias”, alegrava as atividades culturais com irreverência, alegria, sensibilidade e posicionamentos políticos sobre o cotidiano da comunidade.

Leia o texto completo de “Zé Povo”

Grupo Raízes

Grupo de Teatro parceiro do CECAB – Lenço de Seda. Ao longo da história do CECAB, participou de diferentes manifestações culturais e comunitárias fazendo das ruas da cidade um palco onde a performance teatral ganhava vida como expressão de sensibilização estética, alegria, criação coletiva com dimensão política.

Leia o texto completo de “Grupo Raízes”

Teatro da Zaíra

Zaira é personagem marcante na vida de Timóteo: educadora, escritora e poetisa, pertence a uma das famílias pioneiras da cidade.

O Grupo de Teatro da Zaíra foi parceiro do CECAB – Lenço de Seda. Ao longo da história, participou de diferentes manifestações culturais e comunitárias fazendo das ruas da cidade um palco onde a performance teatral ganhava vida como expressão de sensibilização estética, alegria, criação coletiva com dimensão política.

Leia o texto completo de “Teatro da Zaíra”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .