Em todas as experiências humanas, principalmente no campo da cultura e da educação, as brincadeiras, o lúdico, são pura arte. São as experiências que mobilizam as potencias de criação em dimensões de alegria.
A arte de brincar na trajetória da Lenço de seda-CECAB envolve a magia dos jogos e brincadeiras populares, a dimensão lúdica do teatro, da capoeira, entendendo que o jogar-brincar não exclui ou nega a realidade, mas reinventa-a em campos de alegria. Assim, jogar, brincar e aprender são indissociáveis e constituem juntos espaços para sonhar e fazer do sonho um texto possível, em expansão da alegria, que, segundo Alicia Fernandes, é critério de saúde na aprendizagem, é o que torna a criação possível, é o campo onde produzir sentido faz sentido.
Assim a arte de brincar e expandir a alegria está presente em todas as ações da Lenço de Seda-CECAB, como principal patrimônio e herança produzida coletivamente, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, educadores, estudantes, moradores de rua, capoeiristas, artistas e tantos outros que queiram participar de momentos lúdicos, como a Festa da Criança, as Caminhadas Ecológicas, os projetos pedagógicos e culturais, as experiências de cultura afro-brasileira. No ano de 1991, a Festa da Criança Pasárgda teve como tema “A arte de Brincar”.
Leia o texto completo de “A arte de brincar”
Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população prevista para 2008 é de 85.200 habitantes. Pertence a região metropolitana do Vale do Aço. É banhado pelo Rio Piracicaba e dentro de seu território está situada a Arcelor Mittal, siderúrgica especializada na produção de aços especiais, inoxidáveis. A cidade tem o maior IDH de todo leste de minas (0,836 elevado PNUD/2006). Timóteo é a primeira cidade em qualidade de vida do leste mineiro e a quinta do estado. Como destaque nos aspectos geográficos e ecológicos tem-se o Parque Florestal do Rio Doce e o Pico do Ana Moura. O CECAB Lenço de Seda que atua há 30 anos na região é referência em cultura em Timóteo.
Com suas ações culturais-político-pedagógicas o CECAB marcou e marca profundamente a vida da comunidade de Timóteo, constituindo espaços de criação coletiva, de expressão política, de exercício de cidadania, imprimindo a diferença na vida da cidade.
Leia o texto completo de “Timóteo”
Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.
Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.
Leia o texto completo de “Capoeira e Educação”
As experiências do CECAB / Lenço de Seda, no decorrer de toda sua trajetória histórica, sempre articulou diversas expressões da cultura popular, inumeráveis campos de conhecimentos e diferentes sujeitos, em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, experiências nas quais todos os campos, formas de expressão e sujeitos sociais se encontram e se articulam em intensos processos de criação coletiva.
Teatro, capoeira, dança, música, carnaval, encontros com educadores, cultura afro-brasileira, ecologia, ações políticas, crianças, adultos, jovens, todos juntos em um caldeirão fervente e pulsante em conexões em todas as direções.
Leia o texto completo de “Abordagem interdisciplinar”
Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
Leia o texto completo de “Capoeira Pedagógica”
As crianças são atores e atrizes principais na história do CECAB, são sujeitos da festa. O evento que melhor expressa essa primazia é a Festa da Criança. Realizada em outubro, com culminância no dia 12, esse evento congrega inúmeros voluntários, educadores, artistas, comerciantes, crianças e adultos de todos os bairros da cidade em atividades de jogos, brincadeiras infantis, capoeira, artes, música, cinema, sorteio de prêmio, boi-bumbá e outras. A criação do evento inicia-se com a escolha de um tema aberto, como por exemplo: “Hoje Tem!… Hoje Tem!…”; “Todo dia é dia”; “Era uma vez…”. Hoje tem o quê? É dia de quê? Era uma vez o quê? Tudo aquilo que é possível desejar.
Com a festa da Criança, emerge em Timóteo-MG o espaço da alegria. O centro da cidade fica totalmente ocupado por crianças, jovens e adultos, que o convertem de um espaço urbano destinado a negócios, trabalho, comércio, a um espaço de criação, encontro e descontração. Com brincadeiras, capoeira, jogos recreativos, atividades de artes plásticas, teatro, música e tantas atividades quanto a imaginação puder inventar, as crianças apropriam-se e fazem uso completamente inusitado desse espaço, numa grande festa coletiva. (Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência)
Leia o texto completo de “Festa da Criança”
Local de realização de parceria com a Universidad de Concepcion, onde a Lenço de Seda CECAB
Através do Programa de Ramas, cursos de extensão universitária, coordena as atividades para a cultura Afro Brasileira.
Representada pelo Professor Franjinha, aluno do Contra Mestre Jean Taruira, de Curitiba PR a Lenço de Seda em parceria com aquela universidade realizou o Encontro Internacional de Capoeira em 2004 quando foi homenageada pelos diretores.
Leia o texto completo de “Campus Chillan Universidad de Concepcion - Chile”
Programa de trabalho desenvolvido pelo CECAB para suporte terapêutico e de formação e capacitação que utiliza além de movimentos da capoeira angola e de danças Afro Brasileira técnicas de bioenergética, de meditação, hiperventilação, massagens e relaxamentos, entendendo que o percurso evolutivo dos indivíduos no plano tridimensional de nosso planeta deve ter por suporte o corpo físico, único plano dimensional da expressão humana aqui, que contêm todos os outros planos. Nas técnicas de sensibilização corporal tem importância essencial a contribuição da Leitura Corporal que propicia o mapa de entendimento dos bloqueios energéticos e do caminho da intervenção terapêutica.
Leia o texto completo de “Sensibilização Corporal”
Projeto Pedagógico desenvolvido pela rede pública municipal na cidade de Coronel Fabriciano, na administração do Prefeito Paulo Antunes 2001 - 2004 como macro estratégia da Secretaria Municipal de Educação.
A Lenço de Seda e a Sociedade Cultural Pasárgada, hoje CECAB participaram neste projeto com o subprojeto “Arte Sempre” que ofereceu diversas modalidades de danças e práticas afro brasileiras aos alunos de pré-escola e ensino fundamental, adolescentes e jovens além de projetos para portadores de necessidades especiais. Dança do Ventre – Dança de Salão – Ballet – Hip Hop – Capoeira Angola – Samba de Roda – Maculelê – Jazz, além de Xadrez foram práticas oferecidas como conteúdos curriculares.
Com acompanhamento cientifico da consultora, educadora e pesquisadora Elvira de Souza Lima,
as ações do “Projeto Arte Sempre” obedeceram estratégias de pesquisa em aprendizagem e de buscas de definição de uma pedagogia brasileira assentada em nossa identidade cultural.
Leia o texto completo de “Escola Sempre”
Ao longo de 30 anos a Lenço de Seda - CECAB realizou dezenas de projetos de parceria com escolas, ongs, associações e universidades. Dentre elas:
Apae de Coronel Fabriciano
Apae de João Monlevade
Creche Frei Miguel de Curitiba
Creche Nossa Senhora da Luz de Curitiba
Creche Rosa de Saron de Coronel Fabriciano
Creche Pequeno Lar de Coronel Fabriciano
Creche Lar Feliz de Coronel Fabriciano
Creche Lírio dos Vales de Coronel Fabriciano
Colégio São Vicente de Paula de Curitiba
Escola de Belas Artes da UFMG
Escola Estadual Arcebispo Dom Helvécio
Escola Infantil do Quitandinha
Escola Estadual Jose Ferreira Maia
Escola Estadual H|ilda de Araújo Ozório Zauza
Escola Estadual Tenente José Luciano
Escola Estadual JK
Escola Estadual Capitão Egidio Lima
Escola Municipal do Macuco
Escola Infantil Sementinha
Escola municipal Argeu Brandão
Escola Estadual Alberto Giovaninni
Escola Municipal José Pinto dos Santos
Escola Estadual Carmem Cotta
Escola Municipal Paulo Franklin
Escola Municipal Maria das Graças Ferreira
Escola Infantil Pé de Moleque
Escola Municipal Otavio Cupertino
Escola Municipal Raimundo Coura
Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde
Escola Estadual Zacarias Roque
Escola Municipal Joaquim Ávila Neto
Escola Municipal Said Albeny
Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde
Escola Estadual João Cotta
Escola Infantil João Bolinha
Escola Imett de Timóteo
Instituto Católico de Minas Gerais
Pré Escola Criança Criativa de Curitiba
Pré Escola Pequenos Sábios de Curitiba
Pré Escola Formiguinha Feliz de Curitiba
Pré Escola Futuro Feliz de Curitiba
Pré Escola Infantil Portão de Curitiba
Pré Escola Trem da Alegria de Curitiba
Pré Escola Degraus do Saber de Curitiba
Pré Escola Cecília Marques de Curitiba
Pré Escola Itamaraty de Curitiba
Programa Curumim.
Unileste
Universidad de Concepcion
Leia o texto completo de “Escolas Parceiras”