Palavras-chave: Recursos Pedagógicos

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Assessoria a Sindicatos

No inicio dos anos 80 quando da retomada da história pela sociedade civil, depois de anos de ditadura, com as lideranças perseguidas e a juventude acuada, surgem os movimentos populares e com eles uma reorientação do perfil das novas lideranças de sindicatos e ongs. A Sociedade Cultural Pásárgada, hoje CECAB, realizou treinamentos e Workshops vários com ongs, entidades de classe diversas e sindicatos da região do Vale do Aço para capacitação, formação de lideranças ou análise institucional. Dentre eles o Sindicato dos Bancários, APVA, Sind Ute e associações de moradores.

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Assessoria a Superintendências Regionais de Ensino

A Lenço de Seda CECAB participou do processo de discussão e implantação de programas de qualidade na educação realizando palestras e seminários para diretores e professores da rede estadual em superintendências de ensino com a temática “A Qualidade Total Numa Visão Holística” e ”Cinco S”. Realizou também cursos de formação e capacitação, de abordagem interdisciplinar e apresentações folclóricas em eventos de Superintendências regionais de ensino de Minas Gerais, dentre elas a de Coronel Fabriciano, Nova Era, Manhuaçu e Ponte Nova.

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Biriba

Madeira típica da Mata Atlântica muito apreciada pelos capoeiristas para a confecção de berimbaus pelas várias qualidades que tem para a função. Nos últimos anos o grande consumo de Biribas, especialmente nos grandes centros, e muitos deles recorrendo aos mesmos fornecedores mais conhecidos, tem tornado a biriba mais escassa sugerindo preocupações com sua preservação.

A Lenço de Seda CECAB já há alguns anos busca formar um bosque de biribas e outras madeiras úteis no lugar chamado grota do Berimbau, na cidade de Timóteo, realizando plantios ecológicos com as crianças como forma de introduzir a consciência ecológica e preocupação com o meio ambiente.

Outras opção utilizadas pelos praticantes para o fabrico do berimbau são a Vaquinha, a Perobinha, e o Bambui.

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Bambolê

O Bambolê foi sempre um objeto de brincadeiras entre as crianças, desde o antigo Egito. Foi trazido para América na década de 50. Brincar com bambolê é uma prática cultural. No ato de brincar, em um exercício de prazer, várias apreensões são adquiridas, tais como: percepção de espaço, movimento de rotação, equilíbrio, uma forma de expressão por meio do corpo.

O Bambolê, por proporcionar maior flexibilização dos quadris, tem sido um instrumento muito utilizado pelas atrizes, sambistas, quando no preparo, para o desfile de carnaval, também em atividades corporais dos atuantes em movimentos de terceira idade.

No Brasil, o Bambolê é um brinquedo usado principalmente entre as meninas em suas brincadeiras o que proporciona grande destreza nos movimentos de cintura e quadril e consequentemente torna-as mais hábeis para os movimentos de atividades que envolvam a expressão corporal. Essa habilidade sempre se manifesta nas Festas da Criança/Pasárgada/CECAB, onde era muito comum a presença do bambolês nas brincadeiras infantis e oficinas.

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Brindes

Tradição da Associação Cultural Pasárgada/CECAB, em todos os eventos s infantis organiza-se uma comissão de brindes para sensibilizar o comércio local e pessoas individualmente como forma de envolvimento da comunidade.

São distribuídos durante os eventos como forma de envolvimento,incentivo a participação, premiação, promoção de integração de crianças jovens e adultos. Estão presentes em eventos como: Festa da Criança Pasárgada, Caminhada Ecológica,Festa Junina, Oficinas de Férias e outros.

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Palhaços

Hoje Tem Hoje Tem, Os palhaços são personagens que trazem alegria e contagiam com suas peraltices a criançada os jovens e adultos. Nos grandes momentos de preparação e realização da Festa Criança Pasárgada os palhaços visitam as escolas, vão para as ruas, participam dos mutirões, e no dia da festa são agentes culturais que ajudam no desenvolvimento das dinâmicas na organização das brincadeiras.

Nas festas populares do CECAB são organizadas troupe de palhaços com crianças e menores de rua propiciando excelente experiência de inclusão social.

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Peteca

A Peteca de origem brasileira proveniente de tribos tupis era confeccionada com palha de milho ou folhas de bananeira e pena de aves.

Um jogo competitivo, em uma área retangular com uma rede ao meio os jogadores ficam atrás da linha de fundo. Dali arremessam a peteca para o campo adversário.

O Objetivo é fazer a peteca tocar o chão do campo do adversário ou força-lo a responder arremessando a peteca para fora dos limites da quadra.

O jogo de peteca, uma brincadeira sempre praticada nos eventos da Pasárgada-CECAB, promove a integração das pessoas, cria competições saudáveis, é um exercício prazeroso e resgata uma prática cultural do folclore brasileiro.

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Baqueta

Objeto em forma de pequeno bastão, geralmente com uma das extremidades arredondadas, utilizado para percutir diversos instrumentos musicais. Pode ser feita de diferentes materiais como madeiras, plásticos e /ou fibras.

A baqueta é um complemento para alguns instrumentos de percussão que são muito comuns em grupos que se dedicam a arte afro-brasileira, inclusive nos grupos de capoeira e samba-reggae do CECAB/Lenço de Seda.

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Perna-de-Pau

É um brinquedo universal da Grécia e de Roma consta de duas hastes de madeira, cada uma com um pedaço de tábua como se fosse um degrau. Com os pés apoiados nos degraus das hastes e as mãos segurando a parte superior da perna-de-pau, equilibradas, as crianças andam.

Foi utilizada no passado em rituais africanos e entre os índios brasileiros compunha os quatro jogos de brinquedos existentes na tribo Kamairurás e hoje ainda é utilizada nas brincadeiras infantis, na arte circense e por grupos de teatros principalmente de rua.

A perna-de-pau como pipa, peteca, bola de queimada e outros objetos de brinquedo podem ser construídos pelo próprio brincante, numa perspectiva de que a construção do conhecimento também perpassa pelo resgate de brinquedos acessíveis como garantia da manutenção e valorização de tradições, que fazem parte da cultura brasileira.

A criança se percebe sujeito da sua história, quando exercita o fazer o que promove o despertar da memória e a organização dos procedimentos. Ela cria, vê o resultado, avalia o que faz e sente-se potente ao concretizar seu propósito, o que eleva sua auto-estima.

A perna-de-pau utilizada no processo de formação da criança seja físico ou cognitivo é um elemento que contribui para o desenvolvimento motor e psico-social do brincante e ainda promove o equilíbrio exigindo movimentos de deslocamento do corpo no espaço, demandando segurança, destreza, e domínio de conceitos matemáticos e físicos .

Brincar é uma necessidade e um direito da infância. Através das brincadeiras a criança exercita a sua imaginação e memória, organiza comportamentos, estabelece regras de convivência e socializa aprendizados de sua cultura.

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Pintura de Palhaço

Palhaços são personagens queridos em nossa infância. Portadores de alegria sua participação na historia da humanidade transcende todas as culturas. Para as crianças o palhaço é símbolo de irreverência, de peraltice, alegria e… Palhaçadas.

O palhaço é personagem vivo da Festa da Criança Pasárgada/CECAB. Uma equipe de vários agentes culturais cuida da maquiagem das crianças muitas delas optando por grandes filas para uma vez pintados se integrarem às dinâmicas e brincadeiras.

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