Arquivos: Batizados de Capoeira

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Timóteo

Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população prevista para 2008 é de 85.200 habitantes. Pertence a região metropolitana do Vale do Aço. É banhado pelo Rio Piracicaba e dentro de seu território está situada a Arcelor Mittal, siderúrgica especializada na produção de aços especiais, inoxidáveis. A cidade tem o maior IDH de todo leste de minas (0,836 elevado PNUD/2006). Timóteo é a primeira cidade em qualidade de vida do leste mineiro e a quinta do estado. Como destaque nos aspectos geográficos e ecológicos tem-se o Parque Florestal do Rio Doce e o Pico do Ana Moura. O CECAB Lenço de Seda que atua há 30 anos na região é referência em cultura em Timóteo.

Com suas ações culturais-político-pedagógicas o CECAB marcou e marca profundamente a vida da comunidade de Timóteo, constituindo espaços de criação coletiva, de expressão política, de exercício de cidadania, imprimindo a diferença na vida da cidade.

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Estatuto da Criança e do Adolescente

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O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro, instituído pela Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, que tem o objetivo de proteger a integridade da criança e do adolescente. O ECA explicita os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta, que elevou a criança e o adolescente a preocupação central da sociedade e orienta a criação de políticas públicas em todas as esferas de governo.

Na trajetória do CECAB as ações de atenção, proteção e respeito às crianças e aos adolescentes sempre foram o foco central, mesmo antes da existência do ECA, a criança já era protagonista em ações de criatividade, liberdade e alegria, seja em Atividades Culturais, Esportivas, Pedagógicas ou nas festas e eventos culturais tais como o Carnaval da Lenço de Seda e a Festa da Criança Pasárgada. O ECA foi tema central de debate e reflexão com os educadores da Cidade de Timóteo, no bojo da festa da criança no seminário “Timóteo pensa e festeja a criança”.

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Capoeira e Educação

Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.

Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.

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Abordagem interdisciplinar

As experiências do CECAB / Lenço de Seda, no decorrer de toda sua trajetória histórica, sempre articulou diversas expressões da cultura popular, inumeráveis campos de conhecimentos e diferentes sujeitos, em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, experiências nas quais todos os campos, formas de expressão e sujeitos sociais se encontram e se articulam em intensos processos de criação coletiva.

Teatro, capoeira, dança, música, carnaval, encontros com educadores, cultura afro-brasileira, ecologia, ações políticas, crianças, adultos, jovens, todos juntos em um caldeirão fervente e pulsante em conexões em todas as direções.

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Capoeira Pedagógica

Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).

Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)

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