Palavras-chave: Timteo Pensa a Educao Popular

Conteúdo relacionado a “Timteo Pensa a Educao Popular”

Estatuto da Criança e do Adolescente

Ir para: navegação, pesquisa

O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro, instituído pela Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, que tem o objetivo de proteger a integridade da criança e do adolescente. O ECA explicita os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta, que elevou a criança e o adolescente a preocupação central da sociedade e orienta a criação de políticas públicas em todas as esferas de governo.

Na trajetória do CECAB as ações de atenção, proteção e respeito às crianças e aos adolescentes sempre foram o foco central, mesmo antes da existência do ECA, a criança já era protagonista em ações de criatividade, liberdade e alegria, seja em Atividades Culturais, Esportivas, Pedagógicas ou nas festas e eventos culturais tais como o Carnaval da Lenço de Seda e a Festa da Criança Pasárgada. O ECA foi tema central de debate e reflexão com os educadores da Cidade de Timóteo, no bojo da festa da criança no seminário “Timóteo pensa e festeja a criança”.

Leia o texto completo de “Estatuto da Criança e do Adolescente”

Mesa Redonda

A mesa Redonda constitui um espaço de exposição e questionamento de opiniões, no qual participantes e expositores criam um diálogo em torno de um tema. Essa técnica está presente na trajetória do CECAB como um instrumento que favorece a troca de experiência, a discussão e a reflexão, em encontros de educadores, sobre aspectos importantes da educação e da articulação entre educação e cultura. Temas como Cultura Afro-brasileira, Capoeira e Educação, Aplicação da lei 10.639 e outros são frequentemente trazidos para os debates com autoridades, mestres, educadores e agentes culturais.

Leia o texto completo de “Mesa Redonda”

Timóteo Pensa a Educação Popular

Seminário realizado em Timóteo no ano de 1985 que reuniu educadores de várias cidades de minas dicutindo a educação de jovens e adultos e problematizando a educação formal a partir do pensamento de Paulo Freire e outros educadores. A Lenço de Seda CECAB participou como parceiro e organizador do evento e realizando apresentações com alunos da Escola Estadual Capitão Egidio Lima, primeira parceria pedagógico cultural estabelecida no Vale do Aço.

Leia o texto completo de “Timóteo Pensa a Educação Popular”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .