Palavras-chave: Textos ONG

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Dissertações

O diálogo com o universo acadêmico sempre se fez presente nas experiências do CECAB. Vários são os trabalhos científicos produzidos acerca dessas experiências, em diferentes níveis: monografias, dissertações, tese. A dissertação “Capoeira: movimento e malicia em jogos de poder e resistência”, é um desses trabalhos.

Além disso, observamos no acervo do CECAB, artigos, livros, dissertações e outras obras que são importantes referências bibliográficas, fonte de estudos e pesquisas sobre a cultura popular e cultura afro-brasileira; disponíveis para educadores e agentes culturais.

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Grupo Raízes

Grupo de Teatro parceiro do CECAB – Lenço de Seda. Ao longo da história do CECAB, participou de diferentes manifestações culturais e comunitárias fazendo das ruas da cidade um palco onde a performance teatral ganhava vida como expressão de sensibilização estética, alegria, criação coletiva com dimensão política.

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Mesa Redonda

A mesa Redonda constitui um espaço de exposição e questionamento de opiniões, no qual participantes e expositores criam um diálogo em torno de um tema. Essa técnica está presente na trajetória do CECAB como um instrumento que favorece a troca de experiência, a discussão e a reflexão, em encontros de educadores, sobre aspectos importantes da educação e da articulação entre educação e cultura. Temas como Cultura Afro-brasileira, Capoeira e Educação, Aplicação da lei 10.639 e outros são frequentemente trazidos para os debates com autoridades, mestres, educadores e agentes culturais.

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Monografias

As experiências do CECAB / Lenço de Seda sempre dialogaram com o universo acadêmico. Vários são os trabalhos científicos produzidos acerca das experiências do CECAB / Lenço de Seda, em diferentes níveis: monografias, dissertações, tese. As monografias Abordagem Holística na Educação e Capoeira e Educação, são exemplos dessas produções.

Além desses trabalhos observamos em seu acervo artigos, monografias, dissertações e outras obras que são importantes referências bibliográficas, fonte de estudos e pesquisas sobre a cultura popular e cultura afro-brasileira, para educadores e agentes culturais.

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Oficina de Argila

A arte de dar forma à argila é uma experiência lúdica riquíssima. A argila por ser maleável e fluída, permite à criança liberar seus movimentos, desenvolver a percepção, a psicomotricidade, maior contato com os sentidos e diferentes sensações. As peças produzidas durante as oficinas expressam sentimentos emoções e diferentes formas de percepção do mundo, do outro e de si mesmo.

No CECAB as Oficinas de Arte nas Férias e as Festas da Criança são exemplos de experiências nas quais a modelagem em argila se faz presente. De forma lúdica, diferentes pessoas da comunidade se encontram, em um exercício de criatividade.

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Oficina de dobradura

A dobradura é uma técnica que, a partir da manipulação em dobras de papéis sem o uso de cortes, podem ser criadas inumeráveis peças: flores, animais, casas, vasos, personagens do folclore, e tantos outros. Essa prática propicia o desenvolvimento da paciência, concentração e destreza manual, além da satisfação pessoal de criar formas apenas com um pedaço de papel.

No CECAB as Oficinas de Arte nas Férias e as Festas da Criança são exemplos de experiências nas quais a dobradura se faz presente. De forma lúdica, diferentes pessoas da comunidade se encontram, em um exercício de criatividade.

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Teatro da Zaíra

Zaira é personagem marcante na vida de Timóteo: educadora, escritora e poetisa, pertence a uma das famílias pioneiras da cidade.

O Grupo de Teatro da Zaíra foi parceiro do CECAB – Lenço de Seda. Ao longo da história, participou de diferentes manifestações culturais e comunitárias fazendo das ruas da cidade um palco onde a performance teatral ganhava vida como expressão de sensibilização estética, alegria, criação coletiva com dimensão política.

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Carnaval

O carnaval brasileiro é uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo que, no Brasil, foi combinado com as festas carnavalescas européias, onde as pessoas usavam máscaras e fantasias, em desfiles urbanos. Hoje o carnaval brasileiro tem várias formas de expressão como os desfiles de bonecões no nordeste, os blocos e as expressões afro-brasileiras na Bahia, as escolas de samba, do Rio de Janeiro e São Paulo.

A primeira escola de samba brasileira surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. A História do Carnaval no CECAB - Lenço de Seda, se articula á história do Carnaval brasileiro, pois o Bloco Caricato “Dexeu Falá” tem esse nome em homenagem à primeira escola de samba do Brasil. As manifestações carnavalescas do CECAB envolvem processos de criação coletiva e articulam expressões multifacetadas: samba enredo e alegorias - tal como as escolas de samba; máscaras e bonecões - similares aos presentes no nordeste; samba reggae e coreografias de danças afro-brasileiras.

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Cavalo-de-Pau

A brincadeira “Cavalo-de-pau” consiste em fazer um cavalo com três troncos roliços de madeira: dois afixados no chão na vertical e um sobre os anteriores, na horizontal. As madeiras devem ser untadas com produto escorregadio. O chão em volta do cavalo deve ser forrado com serragem. Feito o cavalo, as crianças sobem nele. Em duplas e com travesseiros na mão, confrontam-se. Ganha o jogo aquela que não cair do cavalo. Essa experiência possibilita o desenvolvimento de habilidades como equilíbrio, coordenação de movimentos, defesa, ataque, coragem, interação e outras.

Na história do CECAB – Lenço de Seda essa brincadeira do folclore popular sempre está presente, principalmente nas Festas da Criança e nas Festas Juninas, constituindo uma dimensão lúdica que mobiliza as crianças em momentos de descontração e alegria.

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Xavantes do Pirajú

Grupo de música popular coordenado por Ronaldo Lamp, musico e ator que atuou em parceria com a Sociedade Cultural Pasargada, hoje CECAB nos anos 80 e 90.

Ronaldo Lamp é o criador do personagem “Zé Povo” palhaço presente nos mais variados eventos da região tais como festas infantis, greves metalúrgicas e movimentos populares diversos. Foi também idealizador do movimento “Manifesto da Bunda de Fora” que colheu assinaturas de militantes e grupos culturais cobrando da Cia Acesita, metalúrgica da cidade, postura de apoio à cultura.

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