Palavras-chave: Personagens e Pessoas

Conteúdo relacionado a “Personagens e Pessoas”

Grupo de Teatro Leme

Grupo de Teatro parceiro do CECAB – Lenço de Seda. Ao longo da história do CECAB, participou de diferentes manifestações culturais e comunitárias fazendo das ruas da cidade um palco onde a performance teatral ganhava vida como expressão de sensibilização estética, alegria, criação coletiva com dimensão política. Teve importante participação no surgimento do Partido dos Trabalhadores em Coronel Fabriciano, que por

sua vez se organizou a partir do núcleo de Timóteo, fundado pela equipe da Pasárgada.

Nos anos 80, o projeto “Salada Cultural”, da Pasárgada, que levou cultura e lazer aos bairros de Timóteo e cidades vizinhas contou com a participação do Grupo Leme. Fábio Brasileiro, João Costa, Humberto e Edna Imaculada eram alguns dos componentes desse grupo.

Leia o texto completo de “Grupo de Teatro Leme”

Lamp

Ronaldo Lamp, ator do município de Timóteo que integrou a equipe da Sociedade Cultural Pasárgada. Atuou em diferentes eventos culturais do CECAB com o Grupo Musical Xavantes do Pirajú. É o criador e intérprete do personagem Zé Povo “O Palhaço de Todos os dias”, que alegrava as atividades culturais com irreverência, alegria, sensibilidade e posicionamentos políticos sobre o cotidiano da comunidade de Timóteo.

Leia o texto completo de “Lamp”

Jeremias

Erineu Andrade de Oliveira, o Jerê, capoeirista e ator do município de Timóteo-MG, foi um fez parte do grupo que criou a Sociedade Cultural Pasárgada. Atuou em diferentes eventos culturais do CECAB, com o Grupo de Teatro Somunois, dirigiu trabalhos com artesanato, atuou como repórter e como multiplicador de capoeira.

Leia o texto completo de “Jeremias”

Grupo de Teatro Somunois

Grupo de Teatro parceiro do CECAB – Lenço de Seda. Ao longo da história do CECAB, participou de diferentes manifestações culturais e comunitárias fazendo das ruas da cidade um palco onde a performance teatral ganhava vida como expressão de sensibilização estética, alegria, criação coletiva com dimensão política. Jeremias era um dos componentes desse grupo.

Leia o texto completo de “Grupo de Teatro Somunois”

Zé Povo

Personagem criado e interpretado por Ronaldo Lamp, ator do município de Timóteo que fez parte do grupo que criou a Sociedade Cultural Pasárgada. “Zé Povo, o palhaço de todos os dias”, alegrava as atividades culturais com irreverência, alegria, sensibilidade e posicionamentos políticos sobre o cotidiano da comunidade.

Leia o texto completo de “Zé Povo”

Grupo Raízes

Grupo de Teatro parceiro do CECAB – Lenço de Seda. Ao longo da história do CECAB, participou de diferentes manifestações culturais e comunitárias fazendo das ruas da cidade um palco onde a performance teatral ganhava vida como expressão de sensibilização estética, alegria, criação coletiva com dimensão política.

Leia o texto completo de “Grupo Raízes”

Xavantes do Pirajú

Grupo de música popular coordenado por Ronaldo Lamp, musico e ator que atuou em parceria com a Sociedade Cultural Pasargada, hoje CECAB nos anos 80 e 90.

Ronaldo Lamp é o criador do personagem “Zé Povo” palhaço presente nos mais variados eventos da região tais como festas infantis, greves metalúrgicas e movimentos populares diversos. Foi também idealizador do movimento “Manifesto da Bunda de Fora” que colheu assinaturas de militantes e grupos culturais cobrando da Cia Acesita, metalúrgica da cidade, postura de apoio à cultura.

Leia o texto completo de “Xavantes do Pirajú”

União do Vegetal

Entidade Fundada por Mestre Gabriel, seringueiro que resgatou o uso da Oasca ou Ayuaska, bebida indígena elaborada a partir do cipó Mariri e das folhas da Chacrona que potencializa funções da consciência permitindo experiências para além das barreiras de espaço e tempo cotidianas. A União do Vegetal possui templos em várias cidades do país e no exterior e congrega pessoas que buscam o aprimoramento evolutivo a partir dos conhecimentos herdados de tribos da Amazônia no preparo do chá e nos rituais de ordenamento energético de seu uso.

A Lenço de Seda CECAB realizou roda de capoeira em evento no templo Luz Divina, da União do Vegetal em Governador Valadares e a Síntese, seu braço naturalista, realizou em parceria Workshop de massagem oriental.

Leia o texto completo de “União do Vegetal”

Vicente Gonçalves

Vicente Gonçalves é personagem lendário da vida de Belo Horizonte. Militante politico aguerrido, líder do movimento de favelados da capital, Advogado, Fundador do Partido dos Trabalhadores e. junto dos membros da Pasárgada em Timóteo, fundador do núcleo nesta cidade de onde se estendeu para o Vale do Aço. Dono de uma inteligência notável é também um mestre em artes marciais tendo alcançado graus de mestre em Karate, Judô e Jiujitsu além de ter praticado outras lutas. Agitador e guerreiro por natureza e instinto esteve presente na linha de frente da resistência política e nas lutas por liberdade, por transformações sociais e pela ascenção dos trabalhadores nos últimos 60 anos. Participou ativamente dos movimentos populares que assinalaram o fim da ditadura militar. De formação ortodoxa foi sempre um critico aguçado das ambigüidades dos grupos e movimentos políticos se mantendo sempre em uma linha de coerência histórica e de pratica cotidiana.

Dono de paranormalidade especial, mago e mestre em sistemas orientais de medicina transita por inúmeras disciplinas cientificas. Na sua juventude, conhecido por Satanás era figura temida em confrontos com policiais desde que estivessem em jogo questões de justiça ou de natureza ética e ideológica. Aos 14 anos foi descoberto pelo mestre japonês Ishio Kamada com quem pôde potencializar suas faculdades. Parceiro desde o fim dos anos 70 Vicente Gonçalves é também mestre de medicinas alternativas do presidente do CECAB Reginaldo Consolatrix, o mestre de capoeira Reginaldo Veio.

Leia o texto completo de “Vicente Gonçalves”

Contra Mestre Marcelo Angola

Angoleiro baiano parceiro da Lenço de Seda – CECAB que já ministrou oficinas e cursos de capoeira angola para alunos e graduados.

Leia o texto completo de “Contra Mestre Marcelo Angola”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .