Palavras-chave: Navio Negreiro

Conteúdo relacionado a “Navio Negreiro”

Foto - 1909

Projeto pedagógico “Sim às Diferenças” da Escola Estadual “Capitão Egidio Lima” no Bairro Bromélias, Timóteo.Na foto apresentação do Navio Negreiro com alunos do projeto, na festa Afro Brasileira da escola.
Leia o texto completo de “Foto - 1909”

Foto - D-125

Ensaio da Dramatização Musical do Navio Negreiro na sede da Lenço de Seda.
Leia o texto completo de “Foto - D-125”

Foto - D-112

Apresentação na FUNDAÇAO ACESITA de dramatização musical teatral navio negreiro pela comemoração dos 30 anos Lenço de seda - CECAB
Leia o texto completo de “Foto - D-112”

Foto - D-113

APRESENTAÇAO NO BOSQUE DA FUNDAÇAO ACESITADE DRAMATIZAÇAO MUSICAL NAVIO NEGREIRO- LENÇO DE SEDA –CECAB-30ANOS
Leia o texto completo de “Foto - D-113”

Foto - D-114

APRESENTAÇAO NO BOSQUE DA FUNDAÇAO ACESITADE DRAMATIZAÇAO MUSICAL NAVIO NEGREIRO- LENÇO DE SEDA –CECAB-30ANOS.
Leia o texto completo de “Foto - D-114”

Foto - D-115

APRESENTAÇAO NO BOSQUE DA FUNDAÇAO ACESITADE DRAMATIZAÇAO MUSICAL NAVIO NEGREIRO- LENÇO DE SEDA –CECAB-30Anos
Leia o texto completo de “Foto - D-115”

Foto - D-116

APRESENTAÇAO NO BOSQUE DA FUNDAÇAO ACESITADE DRAMATIZAÇAO MUSICAL NAVIO NEGREIRO- LENÇO DE SEDA –CECAB-30Anos
Leia o texto completo de “Foto - D-116”

Teatro Popular

Na visão de Augusto Boal, as experiências de teatro popular têm como objetivo a libertação do espectador, sobre quem o teatro se habituou a impor visões acabadas do mundo. Nessa perspectiva teatro popular e a capoeira, na trajetória de Lenço de Seda-CECAB, sempre foram parceiros indissociáveis, pois, na visão do Mestre Reginaldo Véio, também a capoeira é um instrumento de construção da própria história, de libertação das visões dominantes de mundo. Assim, o grupo da Lenço de Seda em parceria como grupos de teatro da cidade de Timóteo fazem das praças e ruas da cidade, palcos de expressão da cultura popular. Através da capoeira, do teatro, da dança, da música, produzem experiências coletivas de dimensões ético-políticas, com alegria, irreverência e mobilização comunitária, nas quais todos podem participar.

O teatro sempre está presente nas atividades e eventos da Lenço de Seda, tais como as Festas da Criança, as Caminhadas Ecológicas, dentre outras, além disso, são realizadas, também, oficinas de teatro para educadores/as, estudantes de escolas da rede pública Timóteo.

Leia o texto completo de “Teatro Popular”

Teatro

O teatro deve ser entendido como a arte de expressar os inumeráveis afetos da alma. A gênese dessa arte encontra-se nas sociedades primitivas que por meio das danças imitativas acreditavam conectar os poderes sobrenaturais. Na Grécia Antiga, o teatro acontecia em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. Em grego, teatro significa “lugar aonde se vai para ver”. Portanto teatro é tanto o espaço onde vamos para ver quanto aquilo que é visto.

Na experiência do CECAB, o teatro é vivenciado como expressão de sensibilização estética, alegria e criação coletiva, com dimensão ético-política. Tendo as ruas da cidade como palco, a performance teatral, articulada à dança, à capoeira, e a outras manifestações artísticas, se conecta à vida e expande sua potencia de liberdade e de intervenção comunitária.

Vários grupos teatrais estiveram presentes na trajetória do CECAB, dentre eles Grupo de Teatro Somunois, o Grupo Raízes, Teatro Leme, Teatro da Zaíra.

Leia o texto completo de “Teatro”

Diáspora Africana

Epopéia de expatriação dos negros africanos desenvolvida a partir do século XVI, especialmente para atender as demandas de trabalho do novo continente e que retirou de suas terras de origem milhões de africanos em navios negreiros. Tornados escravos nos canaviais, engenhos, fazendas e senzalas das américas, o tráfico humano feito realizado sob os olhos e com aprovação das elites do velho mundo e concordância das autoridades religiosas romanas. No Brasil grande parte dos documentos da época foram queimados a mando das autoridades brasileiras envergonhadas com os horrores da escravização na colônia, o que fez com que se perdessem importantes informações e registros do período.

Leia o texto completo de “Diáspora Africana”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .