Palavras-chave: E na Quaresma que se Caa Bruxas

Conteúdo relacionado a “E na Quaresma que se Caa Bruxas”

Dexeu Falá

O Bloco Caricato Dexeu Falá sai às ruas no carnaval da cidade de Timóteo desde 1982. É um bloco sem compromisso com as regras burocráticas que envolvem todas as escolas, um bloco que vai sair com quantos elementos tiver, com a bateria que tiver; aberto para o povão se infiltrar durante toda a sua passagem. (…), aberto aos oprimidos e classes que têm a liberdade como meta. (DEXEU FALÁ, 1982, p.3). Os enredos apresentados pelo bloco são criados coletivamente, em reuniões abertas à população da cidade de Timóteo e circunvizinhas. Inicialmente, os enredos apresentavam protestos e contestações, posteriormente, passaram a girar em torno de temas diversos, como ecologia, solidariedade, bem comum, valorização da paz.

Leia o texto completo de “Dexeu Falá”

Carnaval

O carnaval brasileiro é uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo que, no Brasil, foi combinado com as festas carnavalescas européias, onde as pessoas usavam máscaras e fantasias, em desfiles urbanos. Hoje o carnaval brasileiro tem várias formas de expressão como os desfiles de bonecões no nordeste, os blocos e as expressões afro-brasileiras na Bahia, as escolas de samba, do Rio de Janeiro e São Paulo.

A primeira escola de samba brasileira surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. A História do Carnaval no CECAB - Lenço de Seda, se articula á história do Carnaval brasileiro, pois o Bloco Caricato “Dexeu Falá” tem esse nome em homenagem à primeira escola de samba do Brasil. As manifestações carnavalescas do CECAB envolvem processos de criação coletiva e articulam expressões multifacetadas: samba enredo e alegorias - tal como as escolas de samba; máscaras e bonecões - similares aos presentes no nordeste; samba reggae e coreografias de danças afro-brasileiras.

Leia o texto completo de “Carnaval”

E na Quaresma que se Caça Bruxas

Enredo do carnaval acesitano de 1989 do “Bloco Caricato Dexeu Fala”, realizado no primeiro sábado de quaresma por imposição do poder municipal que proibiu o bloco caricato de desfilar na teça feira de carnaval por interesse da administração local. Tendo já desfilado no sábado de carnaval com o enredo “Fé nas Tabas”, uma homenagem à formação étnica do povo brasileiro, o bloco em sinal de protesto pela proibição reorganizou seu desfile para a quaresma a partir de um novo enredo e com as cores roxo e preto dominando a avenida além de fantasias demoníacas e do cheiro forte de incenso espalhado das narinas de um dragão.

Leia o texto completo de “E na Quaresma que se Caça Bruxas”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .