Palavras-chave: Chicotinho Queimado

Conteúdo relacionado a “Chicotinho Queimado”

A arte de brincar

Em todas as experiências humanas, principalmente no campo da cultura e da educação, as brincadeiras, o lúdico, são pura arte. São as experiências que mobilizam as potencias de criação em dimensões de alegria.

A arte de brincar na trajetória da Lenço de seda-CECAB envolve a magia dos jogos e brincadeiras populares, a dimensão lúdica do teatro, da capoeira, entendendo que o jogar-brincar não exclui ou nega a realidade, mas reinventa-a em campos de alegria. Assim, jogar, brincar e aprender são indissociáveis e constituem juntos espaços para sonhar e fazer do sonho um texto possível, em expansão da alegria, que, segundo Alicia Fernandes, é critério de saúde na aprendizagem, é o que torna a criação possível, é o campo onde produzir sentido faz sentido.

Assim a arte de brincar e expandir a alegria está presente em todas as ações da Lenço de Seda-CECAB, como principal patrimônio e herança produzida coletivamente, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, educadores, estudantes, moradores de rua, capoeiristas, artistas e tantos outros que queiram participar de momentos lúdicos, como a Festa da Criança, as Caminhadas Ecológicas, os projetos pedagógicos e culturais, as experiências de cultura afro-brasileira. No ano de 1991, a Festa da Criança Pasárgda teve como tema “A arte de Brincar”.

Leia o texto completo de “A arte de brincar”

Chicotinho Queimado

Brincadeira popular muito utilizada nos eventos do CECAB, com o propósito de mobilização do coletivo, integração, interação e vivência da cultura afro-brasileira.

Normalmente é desenvolvida ao ar livre. Uma criança esconde o chicotinho (um pauzinho,um brinquedo ou outro objeto) e diz em tom alto: Chicotinho Queimado. Todas as outras crianças envolvidas saem à procura do objeto escondido. Se uma criança estiver distante, a que escondeu o chicotinho dirá que ela está fria, se estiver mais perto, dirá que está quente. Dirá também que está esquentando ou esfriando conforme as crianças se distanciam ou se aproximam do chicotinho queimado.”Estar pelando “ é estar muito perto do chicotinho. A criança que achar o chicotinho queimado sairá correndo batendo com ele nas demais. E será ela a escondê-lo da próxima vez.

Leia o texto completo de “Chicotinho Queimado”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .