Palavras-chave: Atividades culturais

Conteúdo relacionado a “Atividades culturais”

Papel Artesanal

Rasga, pica, bate, tritura, mergulha, escorre, seca e produz do velho papel novo e artesanal.

No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina de Papel artesanal, ministrada por Luiza Flor, a madrinha Flor da Associação de Capoeira Lenço de Seda. Essa atividade que foi disponibilizada gratuitamente à comunidade, constituiu um momento de aprendizagem e desenvolvimento de consciência ecológica, com ludicidade e descontração.

Leia o texto completo de “Papel Artesanal”

Oficina de Jogos e Brincadeiras

Encontro de gerações, encontro de alegria das memórias da infância com a infância presente, em um resgate lúdico de brincadeiras populares. Crianças e adultos correm, saltam, pulam, rodam e se enroscam em brincadeiras e jogos lúdicos. Isto tudo aconteceu dia 26 de julho/2007, com a Oficina de Jogos e Brincadeiras, desenvolvida pela professora Márcia Maria. Essa atividade que foi disponibilizada gratuitamente à comunidade, pelo CECAB, no projeto “Fazendo Arte nas Férias”.

Leia o texto completo de “Oficina de Jogos e Brincadeiras”

Oficina de Dança Contemporânea

No período de 14 a 29 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina de Dança Contemporânea para Crianças, ministrada por Maria Cleones, membro da Hibridus Cia de Dança. A oficina foi um momento de irreverência e intensa alegria, com diferentes exercícios de exploração corporal e experimentação de movimentos e relações.

Essa atividade foi disponibilizada gratuitamente à comunidade e realizada em parceira com a Hibridus Cia de Dança.

Leia o texto completo de “Oficina de Dança Contemporânea”

Oficina de Mandalas

Dobre com cuidado papel fino e colorido, faça recorte inusitado, suave e devagar… abra com delicadeza e a magia acontecerá: nasce uma linda madala, diferente e surpreendente.

Foram de contínua surpresa, beleza e criação as oficinas de mandalas realizadas no “Fazendo Arte nas Férias”, nos dias 16 e 25 de julho/2007. Seja com papéis coloridos e tesoura ou cipós e linhas, as mandalas produzidas eram surpreendentemente belas e mágicas. A oficina foi desenvolvida por Arthur e contou com a participação de crianças e adultos, em um exercício de criatividade e sensibilidade.

Leia o texto completo de “Oficina de Mandalas”

Oficina de Teatro para Educadores/as

No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina deTeatro para Educadores/as, ministrada por Gilson Magno e Sonaly Torres, professores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerias. Com jogos de expressão corporal, entrosamento grupal, criação coletiva e improvisação os/as participantes se soltaram na criação de movimentos, sons, personagens, cenas, com descontração e alegria, elementos tão essenciais na arte de educar.

A Oficina Teatro para Educadores/as foi disponibilizada gratuitamente à comunidade pelo CECAB, durante o “Fazendo Arte nas Férias”. Constituiu um momento de aprendizagem, descontração, encontros, criação, irreverência e alegria.

Leia o texto completo de “Oficina de Teatro para Educadores/as”

Papel Machê

Em francês papier mâché. Significa papel picado, amassado e esmagado, embebido na água, coado e depois misturado com cola e/ou gesso, constituindo uma é uma massa modelável com a qual arte se faz: objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.

No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina de Papel Machê. Essa atividade que foi disponibilizada gratuitamente à comunidade, constituiu um momento de criação e ludicidade.

Leia o texto completo de “Papel Machê”

Vídeo - Evento filiação de capoeira alunos projeto Arte Sempre – 2004


Evento de filiação à Associação de Capoeira Lenço de Seda no final do projeto Arte Sempre realizado na quadra do Bairro Floresta em Coronel Fabriciano, Entrevista ao Diário do Aço por Mestre Reginaldo Veio, presença de capoeiristas do núcleo da Lenço de Seda em Curitiba. Rodas de Capoeira Angola e Apresentação de Samba Reggae.
Leia o texto completo de “Vídeo - Evento filiação de capoeira alunos projeto Arte Sempre – 2004”

Vídeo - Ensaio 7 de Setembro programa “Curumim” Cel Fabriciano - MG


Ensaio no Programa Curumim com alunos das escolas Públicas Municipais de Coronel Fabriciano de Samba Reggae e Dança Afro, para o desfile cívico durante as comemorações de 7 de setembro.
Leia o texto completo de “Vídeo - Ensaio 7 de Setembro programa “Curumim” Cel Fabriciano - MG”

Vídeo - Lançamento do livro do Mestre Bola Sete e CD Capoeira Angola


Lançamento do CD “Antologia de Ladainhas e Corridos” e do Livro “Capoeira Angola do Iniciante ao Mestre” de autoria de Mestre Bola Sete.
Lançamento do CD e Corridos e do Livro Capoeira Angola do Iniciante ao Mestre.
Evento de lançamento do livro de Mestre Bola Sete que resgata as praticas e a metodologia de ensinamento de Mestre Pastinha, o patrono da capoeira angola no mundo.
Leia o texto completo de “Vídeo - Lançamento do livro do Mestre Bola Sete e CD Capoeira Angola”

Vídeo - Palestra de Pierre Weil Festa da Criança - 1992


Semana da criança, realização de debates no Cine Marabá em Timóteo com participação de Pierre Weil pela Universidade Holística Internacional de Brasília, Unipaz, palestra, realização de vivências, participação do Coral da Acesita, voltada para professores educadores e agentes culturais.
Leia o texto completo de “Vídeo - Palestra de Pierre Weil Festa da Criança - 1992”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .