Palavras-chave: 1990 – hoje

Conteúdo relacionado a “1990 – hoje”

Curitiba Paraná Lenço de Seda CECAB

Afiliada da cidade de Curitiba, coordenada pelo contra mestre Jean Taruira há 14 anos desenvolve trabalhos de formação em Capoeira Angola, parcerias pedagógicas no projeto “Gingando na Pré Escola” com cerca de 1200 alunos de creches e pré-escolas. Tem desdobramentos em outras cidades do Paraná e no exterior. Com um importante trabalho com Maculelê e Percussão o núcleo de Curitiba realiza shows e eventos e desenvolve trabalhos de teatro popular e criação coletiva.

Leia o texto completo de “Curitiba Paraná Lenço de Seda CECAB”

Contra Mestre Marcelo Angola

Angoleiro baiano parceiro da Lenço de Seda – CECAB que já ministrou oficinas e cursos de capoeira angola para alunos e graduados.

Leia o texto completo de “Contra Mestre Marcelo Angola”

Biriba

Madeira típica da Mata Atlântica muito apreciada pelos capoeiristas para a confecção de berimbaus pelas várias qualidades que tem para a função. Nos últimos anos o grande consumo de Biribas, especialmente nos grandes centros, e muitos deles recorrendo aos mesmos fornecedores mais conhecidos, tem tornado a biriba mais escassa sugerindo preocupações com sua preservação.

A Lenço de Seda CECAB já há alguns anos busca formar um bosque de biribas e outras madeiras úteis no lugar chamado grota do Berimbau, na cidade de Timóteo, realizando plantios ecológicos com as crianças como forma de introduzir a consciência ecológica e preocupação com o meio ambiente.

Outras opção utilizadas pelos praticantes para o fabrico do berimbau são a Vaquinha, a Perobinha, e o Bambui.

Leia o texto completo de “Biriba”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .