Palavras-chave: 1980 – Hoje

Conteúdo relacionado a “1980 – Hoje”

Sensibilização Corporal

Programa de trabalho desenvolvido pelo CECAB para suporte terapêutico e de formação e capacitação que utiliza além de movimentos da capoeira angola e de danças Afro Brasileira técnicas de bioenergética, de meditação, hiperventilação, massagens e relaxamentos, entendendo que o percurso evolutivo dos indivíduos no plano tridimensional de nosso planeta deve ter por suporte o corpo físico, único plano dimensional da expressão humana aqui, que contêm todos os outros planos. Nas técnicas de sensibilização corporal tem importância essencial a contribuição da Leitura Corporal que propicia o mapa de entendimento dos bloqueios energéticos e do caminho da intervenção terapêutica.

Leia o texto completo de “Sensibilização Corporal”

Enredo

Definição temática e ampla que precede os trabalhos carnavalescos e orienta os desdobramentos cenográficos, coreográficos e musicais, para a composição dos figurinos do samba enredo e para estruturação de um desfile de escola de samba ou de blocos. Na prática de criação coletiva desenvolvida pelo CECAB corresponde ao eixo temático em torno do qual se revela o desejo inconsciente e se formata e se constrói, na catarse, a dinâmica das energias coletivas para uma dada ação ou realização de um evento.

Leia o texto completo de “Enredo”

Escolas Parceiras

Ao longo de 30 anos a Lenço de Seda - CECAB realizou dezenas de projetos de parceria com escolas, ongs, associações e universidades. Dentre elas:

Apae de Coronel Fabriciano

Apae de João Monlevade

Creche Frei Miguel de Curitiba

Creche Nossa Senhora da Luz de Curitiba

Creche Rosa de Saron de Coronel Fabriciano

Creche Pequeno Lar de Coronel Fabriciano

Creche Lar Feliz de Coronel Fabriciano

Creche Lírio dos Vales de Coronel Fabriciano

Colégio São Vicente de Paula de Curitiba

Escola de Belas Artes da UFMG

Escola Estadual Arcebispo Dom Helvécio

Escola Infantil do Quitandinha

Escola Estadual Jose Ferreira Maia

Escola Estadual H|ilda de Araújo Ozório Zauza

Escola Estadual Tenente José Luciano

Escola Estadual JK

Escola Estadual Capitão Egidio Lima

Escola Municipal do Macuco

Escola Infantil Sementinha

Escola municipal Argeu Brandão

Escola Estadual Alberto Giovaninni

Escola Municipal José Pinto dos Santos

Escola Estadual Carmem Cotta

Escola Municipal Paulo Franklin

Escola Municipal Maria das Graças Ferreira

Escola Infantil Pé de Moleque

Escola Municipal Otavio Cupertino

Escola Municipal Raimundo Coura

Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde

Escola Estadual Zacarias Roque

Escola Municipal Joaquim Ávila Neto

Escola Municipal Said Albeny

Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde

Escola Estadual João Cotta

Escola Infantil João Bolinha

Escola Imett de Timóteo

Instituto Católico de Minas Gerais

Pré Escola Criança Criativa de Curitiba

Pré Escola Pequenos Sábios de Curitiba

Pré Escola Formiguinha Feliz de Curitiba

Pré Escola Futuro Feliz de Curitiba

Pré Escola Infantil Portão de Curitiba

Pré Escola Trem da Alegria de Curitiba

Pré Escola Degraus do Saber de Curitiba

Pré Escola Cecília Marques de Curitiba

Pré Escola Itamaraty de Curitiba

Programa Curumim.

Unileste

Universidad de Concepcion

Leia o texto completo de “Escolas Parceiras”

Caminhada Aos Andes Chilenos

A Lenço de Seda CECAB realiza há anos um projeto chamado “Caminhadas Ecológicas” que acontecem no inverno e na primavera quando se organizam excursões com capoeiristas e estudantes a locais de interesse turístico ecológico e cultural no Vale do Aço. Durante o percurso são realizadas estações culturais em locais de descanso onde são experienciadas vivencias como danças circulares, performances teatrais, audição de canto de pássaros, reflexões ecológicas, semeaduras, capoeira e samba reggae. No Vale do Aço Sítios como o Morro do Cruzeiro, o Pico do Ana Moura

A Lagoa da Jacuba, o Parque Florestal e outros são preferidos. No Departamento de Chillan no Sul do Chile onde desenvolvemos uma parceria com a Universidade de Concepcion através do professor Franjinha, são feitas caminhadas aos Andes Chilenos.

Leia o texto completo de “Caminhada Aos Andes Chilenos”

Campanhas Publicitárias

O CECAB ao longo dos anos realizou algumas campanhas de divulgação ou de conscientização de massa sobre a importância da Capoeira Angola e da sua prática. Estas campanhas envolveram a mídia falada da região, rádios AM e FM, divulgação com cartazes ou com out- doors, e buscaram valorizar nossas tradições e difundir a consciência da importância e da dimensão de nossas práticas culturais ou esportivas e de nossas atividades de matriz afro brasileira.

Leia o texto completo de “Campanhas Publicitárias”

Certificado de Filiação

Documento de reconhecimento de filiação distribuido pela Lenço de Seda-CECAB, no Brasil e no Exterior cujo texto marca o compromisso do filiado com os princípios éticos e metodológicos que a Associação professa com o seguinte texto.

“A Associação de Capoeira Lenço de Seda confere ao aluno o presente certificado de filiação como praticante de capoeira e que como tal tem o dever de divulgar a capoeira e preservar a sua imagem, ter vida exemplar no plano individual e coletivo, lutar pela justiça, pelo bem comum, pelo respeito às tradições e contra a violência, cuidando de repassar seus conhecimentos aos mais novos e dar exemplo de respeito aos mais velhos e aos sábios.”

Leia o texto completo de “Certificado de Filiação”

Consciência Corporal

Programa de trabalho desenvolvido pelo CECAB para suporte terapêutico e de formação e capacitação que utiliza além de movimentos da capoeira angola e de danças Afro Brasileira técnicas de bioenergética, de meditação, hiperventilação, massagens e relaxamentos, entendendo que o percurso evolutivo dos indivíduos no plano tridimensional de nosso planeta deve ter por suporte o corpo físico, único plano dimensional da expressão humana aqui, que contêm todos os outros planos.

Leia o texto completo de “Consciência Corporal”

Assessoria a Sindicatos

No inicio dos anos 80 quando da retomada da história pela sociedade civil, depois de anos de ditadura, com as lideranças perseguidas e a juventude acuada, surgem os movimentos populares e com eles uma reorientação do perfil das novas lideranças de sindicatos e ongs. A Sociedade Cultural Pásárgada, hoje CECAB, realizou treinamentos e Workshops vários com ongs, entidades de classe diversas e sindicatos da região do Vale do Aço para capacitação, formação de lideranças ou análise institucional. Dentre eles o Sindicato dos Bancários, APVA, Sind Ute e associações de moradores.

Leia o texto completo de “Assessoria a Sindicatos”

Assessoria a Superintendências Regionais de Ensino

A Lenço de Seda CECAB participou do processo de discussão e implantação de programas de qualidade na educação realizando palestras e seminários para diretores e professores da rede estadual em superintendências de ensino com a temática “A Qualidade Total Numa Visão Holística” e ”Cinco S”. Realizou também cursos de formação e capacitação, de abordagem interdisciplinar e apresentações folclóricas em eventos de Superintendências regionais de ensino de Minas Gerais, dentre elas a de Coronel Fabriciano, Nova Era, Manhuaçu e Ponte Nova.

Leia o texto completo de “Assessoria a Superintendências Regionais de Ensino”

Bambolê

O Bambolê foi sempre um objeto de brincadeiras entre as crianças, desde o antigo Egito. Foi trazido para América na década de 50. Brincar com bambolê é uma prática cultural. No ato de brincar, em um exercício de prazer, várias apreensões são adquiridas, tais como: percepção de espaço, movimento de rotação, equilíbrio, uma forma de expressão por meio do corpo.

O Bambolê, por proporcionar maior flexibilização dos quadris, tem sido um instrumento muito utilizado pelas atrizes, sambistas, quando no preparo, para o desfile de carnaval, também em atividades corporais dos atuantes em movimentos de terceira idade.

No Brasil, o Bambolê é um brinquedo usado principalmente entre as meninas em suas brincadeiras o que proporciona grande destreza nos movimentos de cintura e quadril e consequentemente torna-as mais hábeis para os movimentos de atividades que envolvam a expressão corporal. Essa habilidade sempre se manifesta nas Festas da Criança/Pasárgada/CECAB, onde era muito comum a presença do bambolês nas brincadeiras infantis e oficinas.

Leia o texto completo de “Bambolê”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .