Dissertação - Capoeira: Movimento e Malícia em Jogos de Poder e Resistência

A Dissertação “Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência”, tem como foco o estudo da experiência Associação de Capoeira Lenço de Seda. Percorre o universo da capoeira no Brasil, discorre sobre a história política da capoeira na cidade de Timóteo e sobre e como a capoeira angola opera contemporaneamente nesta cidade através das práticas da Associação de Capoeira Lenço de Seda. Desenvolvendo análises de nossa vida contemporânea o trabalho propicia um importante encontro entre o mundo acadêmico e a cultura popular, por meio de um diálogo entre os conceitos de Michel Foucault e os depoimentos de mestres capoeiristas, demonstrando como esta prática corporal e coletiva pode se mostrar como elemento de ação política.

É um trabalho que compõe um campo interdisciplinar, em interfaces com a educação, a cultura afro-brasileira, a filosofia, a sociologia, a história, a psicologia, os estudos culturais, se constituindo um instrumento de conhecimentos para educadores/as, psicólogos/as, capoeiristas, entre outros.

De autoria da Profª Mestra Sonaly Torres da Silva, essa dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Psicologia da PUC-MG, no período de 2005 – 2007, teve como orientador o Dr. João Leite Ferreira Neto e como co-orientador do Mestre Reginaldo Véio, Reginaldo Consolatrix.

Clique e baixe: “Capoeira: Movimento e Malícia em Jogos de Poder e Resistência”.

No evento acadêmico cultural de abertura das comemorações dos 30 anos da Lenço de Seda - “Nas voltas que o mundo deu, nas voltas que o mundo dá… Lenço de Seda –CECAB – Ano 30, a professora Sonaly, com a apresentação pública da dissertação Capoeira: Movimento e Malícia em Jogos de Poder e Resistência, devolveu à comunidade de Timóteo o resultado da pesquisa sobre a trajetória da Associação de Capoeira Lenço de Seda.

Estiveram presentes o Mestre Moa do Katendê, o Mestre Reginaldo Véio, que compuseram mesa-redonda para diálogo com o público de capoeiristas, diretores/as, pedagogos/as e professores/as de escolas da rede pública de Timóteo, estudantes, universitários/as, e comunidade em geral. O evento contou também com apresentações de Samba Reggae, Samba de Roda, Maculelê, Capoeira, dentre outros.

Clique nas imagens para ampliar

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .