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Exposição dos artesãos de Timóteo na Lenço de Seda - CECAB

Nos período de 5 a 10 de maio de 2008, o espaço da Lenço de Seda - CECAB foi palco da exposição de artesanato dos artesãos e artesãs do Núcleo Setorial de Artesanato da ACIATI/CDL, da cidade de Timóteo.

As belas peças de artesanato trouxeram um novo colorido e beleza à sede da Lenço de Seda – Cecab, em mais uma ação de parceria com a comunidade, que pode visitar a exposição, apreciar as peças e comprar lindos presentes em comemoração ao Dia das Mães.

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Abertura das comemorações dos 30 anos da Lenço de Seda CECAB

Nas voltas que o mundo deu, nas voltas que o mundo dá…

Evento acadêmico e cultural, realizado em abertura às comemorações dos 30 anos da Lenço de Seda / CECAB, no qual ocorreu: apresentação pública da Dissertação de Mestrado em Psicologia “Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência” de autoria da Profª Mestra Sonaly Torres da Silva, que discorre sobre a capoeira a partir da trajetória da Associação de Capoeira Lenço de Seda / CECAB; apresentações de Samba Reggae, Samba de Roda, Maculelê, Capoeira; a apresentação do Projeto “Acervo CECAB”; a exibição do Documentário “Duplicidades”, que aborda o plebiscito referente ao nome da cidade de Timóteo, realizado no início dos anos 80. Na ocasião foi realizada, também, uma mesa-redonda sobre cultura afro-brasileira – Capoeira, com a participação do Mestre Moa do Katendê, do Mestre Reginaldo Véio e da professora Sonaly Torres da Silva.

O evento contou a presença de diretores/as, pedagogos/as e professores/as de escolas da rede pública de Timóteo, estudantes, universitários/as, capoeiristas e comunidade em geral.

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Dissertação - Capoeira: Movimento e Malícia em Jogos de Poder e Resistência

A Dissertação “Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência”, tem como foco o estudo da experiência Associação de Capoeira Lenço de Seda. Percorre o universo da capoeira no Brasil, discorre sobre a história política da capoeira na cidade de Timóteo e sobre e como a capoeira angola opera contemporaneamente nesta cidade através das práticas da Associação de Capoeira Lenço de Seda. Desenvolvendo análises de nossa vida contemporânea o trabalho propicia um importante encontro entre o mundo acadêmico e a cultura popular, por meio de um diálogo entre os conceitos de Michel Foucault e os depoimentos de mestres capoeiristas, demonstrando como esta prática corporal e coletiva pode se mostrar como elemento de ação política.

É um trabalho que compõe um campo interdisciplinar, em interfaces com a educação, a cultura afro-brasileira, a filosofia, a sociologia, a história, a psicologia, os estudos culturais, se constituindo um instrumento de conhecimentos para educadores/as, psicólogos/as, capoeiristas, entre outros.

De autoria da Profª Mestra Sonaly Torres da Silva, essa dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Psicologia da PUC-MG, no período de 2005 – 2007, teve como orientador o Dr. João Leite Ferreira Neto e como co-orientador do Mestre Reginaldo Véio, Reginaldo Consolatrix.

Clique e baixe: “Capoeira: Movimento e Malícia em Jogos de Poder e Resistência”.


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Fazendo arte nas férias

Para a Lenço de Seda-CECAB férias é tempo de brincar e fazer arte. Assim, no período de 14 a 29 de julho/2007 foram realizadas diferentes oficinas de arte, jogos e brincadeiras tais como: Dobradura, Teatro, Mandala, Reciclagem de Papel, Papel Machê, Jogos e Brincadeiras populares, Dança Contemporânea, Cinema no Muro, Capoeira Angola, Fabrico de Berimbau, Samba de Roda, Afoxé, Dança Afro, Artesanato, Maculelê.

Essas atividades foram disponibilizadas gratuitamente à comunidade e realizadas em parceira com diferentes grupos e agentes culturais dentre os quais a Companhia de Dança Hibridus; o Grupo de Teatro Tralha; além de educadores e dos capoeiristas membros da Lenço de Seda-CECAB.

Esse evento compõe as atividades de comemoração dos 30 anos da Lenço de Seda-CECAB.

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Semana da Cultura Afro-brasileira - 2007

Em prosseguimento às comemorações de 30 anos da Lenço de Seda/CECAB foi realizada, no período de 14 a 24 de novembro de 2007, a “Semana da Cultura Afro-brasileira”. Esse evento possibilitou a educadores, agentes culturais e comunidade em geral, vivenciar manifestações da cultura afro-brasileira, trocar experiências e refletir sobre os desafios e possibilidades que a implantação da lei 10.639 propicia para a pedagogia brasileira, assim como fundamentar ações futuras.

Nesta semana foi disponibilizada à comunidade a Exposição “Mostra do Acervo CECAB”, na qual foram expostas fotos, literatura, técnicas pedagógicas, trabalhos infantis, artigos e produções cientificas que retratam experiências do CECAB, referentes inclusive acerca de 80 parcerias estabelecidas, desde 1984, com creches, escolas, universidades e ONGs no Brasil e no exterior

Além da exposição, o evento contou com outras atividades tais como: Oficina de Maculelê, de Dança Afro, de Capoeira Angola, de Samba de Roda, de Samba Reggae; Rodas de Capoeira; Cinema no muro com exibição dos filmes “Os filhos do Rosário”, “Monarquia Siderúrgica”; Painel aberto de experiências realizadas com diretores, professores, agentes culturais, grupos organizados e demais interessados na cultura de matriz afro-brasileira; Lançamento do Projeto: “Resgate de Memória Oral”, pesquisa de memória com diretores, educadores e parceiros em experiências já realizadas e afeitas à lei 10.639.

A comunidade participou através de visitas de crianças e adolescentes de Escolas Estaduais de Timóteo, da presença de diretores/as, professores/as de escolas da Rede Pública de Ensino, de professores/as e estudantes universitários, além de público em geral.

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Acesita

A Acesita, hoje Arcelor Mittal Timóteo ou Arcelor Mittal inox Brasil é uma siderúrgica, a única produtora integrada de aços planos inoxidáveis e siliciosos da América Latina, com desempenho que a destaca entre os grandes produtores mundiais do setor.

Localizada no município de Timóteo, Vale do Aço, Minas Gerais, a companhia emprega diretamente cerca de três mil pessoas. Desde 1944, quando se iniciou em Timóteo a suas instalação, o desenvolvimento da cidade sempre esteve articulado à fábrica: a vida da comunidade era determinada pelo ritmo da usina.

A experiência do CECAB / Lenço de Seda se constituiu, então, como abertura de espaços de criação na comunidade. A capoeira, assim como outras práticas do CECAB, imprimiu diferença no cenário da cidade de Timóteo. Em um contexto atravessado pela lógica disciplinar da fábrica a capoeiragem e as manifestações culturais do CECAB traziam à cena a dimensão da festa e funcionavam como catalisador de mobilizações sociais.

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Capoeira e Educação

Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.

Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.

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Capoeira Pedagógica

Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).

Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)

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Festa da Criança

As crianças são atores e atrizes principais na história do CECAB, são sujeitos da festa. O evento que melhor expressa essa primazia é a Festa da Criança. Realizada em outubro, com culminância no dia 12, esse evento congrega inúmeros voluntários, educadores, artistas, comerciantes, crianças e adultos de todos os bairros da cidade em atividades de jogos, brincadeiras infantis, capoeira, artes, música, cinema, sorteio de prêmio, boi-bumbá e outras. A criação do evento inicia-se com a escolha de um tema aberto, como por exemplo: “Hoje Tem!… Hoje Tem!…”; “Todo dia é dia”; “Era uma vez…”. Hoje tem o quê? É dia de quê? Era uma vez o quê? Tudo aquilo que é possível desejar.

Com a festa da Criança, emerge em Timóteo-MG o espaço da alegria. O centro da cidade fica totalmente ocupado por crianças, jovens e adultos, que o convertem de um espaço urbano destinado a negócios, trabalho, comércio, a um espaço de criação, encontro e descontração. Com brincadeiras, capoeira, jogos recreativos, atividades de artes plásticas, teatro, música e tantas atividades quanto a imaginação puder inventar, as crianças apropriam-se e fazem uso completamente inusitado desse espaço, numa grande festa coletiva. (Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência)

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Mesa Redonda

A mesa Redonda constitui um espaço de exposição e questionamento de opiniões, no qual participantes e expositores criam um diálogo em torno de um tema. Essa técnica está presente na trajetória do CECAB como um instrumento que favorece a troca de experiência, a discussão e a reflexão, em encontros de educadores, sobre aspectos importantes da educação e da articulação entre educação e cultura. Temas como Cultura Afro-brasileira, Capoeira e Educação, Aplicação da lei 10.639 e outros são frequentemente trazidos para os debates com autoridades, mestres, educadores e agentes culturais.

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