Arquivos: Atividades

Conteúdo relacionado a “Atividades”

Papel Artesanal

Rasga, pica, bate, tritura, mergulha, escorre, seca e produz do velho papel novo e artesanal.

No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina de Papel artesanal, ministrada por Luiza Flor, a madrinha Flor da Associação de Capoeira Lenço de Seda. Essa atividade que foi disponibilizada gratuitamente à comunidade, constituiu um momento de aprendizagem e desenvolvimento de consciência ecológica, com ludicidade e descontração.

Leia o texto completo de “Papel Artesanal”

Oficina de Jogos e Brincadeiras

Encontro de gerações, encontro de alegria das memórias da infância com a infância presente, em um resgate lúdico de brincadeiras populares. Crianças e adultos correm, saltam, pulam, rodam e se enroscam em brincadeiras e jogos lúdicos. Isto tudo aconteceu dia 26 de julho/2007, com a Oficina de Jogos e Brincadeiras, desenvolvida pela professora Márcia Maria. Essa atividade que foi disponibilizada gratuitamente à comunidade, pelo CECAB, no projeto “Fazendo Arte nas Férias”.

Leia o texto completo de “Oficina de Jogos e Brincadeiras”

Oficina de Dança Contemporânea

No período de 14 a 29 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina de Dança Contemporânea para Crianças, ministrada por Maria Cleones, membro da Hibridus Cia de Dança. A oficina foi um momento de irreverência e intensa alegria, com diferentes exercícios de exploração corporal e experimentação de movimentos e relações.

Essa atividade foi disponibilizada gratuitamente à comunidade e realizada em parceira com a Hibridus Cia de Dança.

Leia o texto completo de “Oficina de Dança Contemporânea”

Oficina de Mandalas

Dobre com cuidado papel fino e colorido, faça recorte inusitado, suave e devagar… abra com delicadeza e a magia acontecerá: nasce uma linda madala, diferente e surpreendente.

Foram de contínua surpresa, beleza e criação as oficinas de mandalas realizadas no “Fazendo Arte nas Férias”, nos dias 16 e 25 de julho/2007. Seja com papéis coloridos e tesoura ou cipós e linhas, as mandalas produzidas eram surpreendentemente belas e mágicas. A oficina foi desenvolvida por Arthur e contou com a participação de crianças e adultos, em um exercício de criatividade e sensibilidade.

Leia o texto completo de “Oficina de Mandalas”

Oficina de Teatro para Educadores/as

No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina deTeatro para Educadores/as, ministrada por Gilson Magno e Sonaly Torres, professores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerias. Com jogos de expressão corporal, entrosamento grupal, criação coletiva e improvisação os/as participantes se soltaram na criação de movimentos, sons, personagens, cenas, com descontração e alegria, elementos tão essenciais na arte de educar.

A Oficina Teatro para Educadores/as foi disponibilizada gratuitamente à comunidade pelo CECAB, durante o “Fazendo Arte nas Férias”. Constituiu um momento de aprendizagem, descontração, encontros, criação, irreverência e alegria.

Leia o texto completo de “Oficina de Teatro para Educadores/as”

Banco na Escola

As parcerias desenvolvidas entre a Lenço de Seda - CECAB e instituições educacionais da região do Vale do Aço, dentre elas a Escola Estadual Capitão Egídio Lima do município de Timóteo (MG ) foi selecionada, dentre mais de 1200 experiências registradas pelo Ministério da Educação para ser registrada e divulgada no Banco da Escola, por ser, uma das ações que atacam, de frente, alguns problemas referentes à educação brasileira. Experiências da Lenço de Seda/Cecab estão publicadas no livro do Jogo Caça-fantasmas, com o título “Capoeira ajuda alunos repetentes”. Para conhecer melhor essa história acesse http://www.banconaescola.com/pagina_conteudo.asp?id_pagina=74.

O Banco na Escola é um programa da Aliança Social pela Educação, formada por Banco Real, Citi, Fundação Banco do Brasil, Fundação Itaú Social, Instituto IBI, Instituto Unibanco e Santander. Esta aliança tem como parceiros o Ministério da Educação, o Unicef e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Para estimular a participação, o Banco na Escola desenvolveu o Jogo do Caça-Fantasma que propõe a participação da comunidade escolar na identificação de problemas e desafios, provocando a construção de saídas coletivas.

Leia o texto completo de “Banco na Escola”

Verdejando Caminhada Ecológica

No dia 23 de setembro de 2007, a Lenço de Seda – CECAB promoveu uma caminhada ecológica ao Pico do Ana Moura, maior símbolo natural do município de Timóteo. Essa ação marcou a entrada de primavera e foi realizada em parceria com grupos culturais, escolas, associações diversas, universidade, órgãos públicos, dentre outros.

O Verdejando configurou-se como uma experiência pluridisciplinar aberto a toda comunidade; uma vivencia holística com o objetivo de potencializar uma reflexão sobre a conjuntura ambiental do planeta, por meio de praticas de ecologia humana na forma de vivencias performances e oficinas pedagógicas diversas. Diferentes grupos apresentaram suas mensagens através de teatro, recital de poesias, danças circulares, cantigas de roda, capoeira Angola, músicas, mini-palestras, oficinas, sorteios, execução de mantras, finalizando com uma semeadura de espécies nativas durante o percurso de descida.

Esta atividade compõem a Agenda Acervo Vivo, por meio da qual os organizadores do Lenço de Seda - Cecab promoveram no período de dezembro de 2006 até maio de 2008, diferentes eventos comemorativos que reúnem algumas das praticas desenvolvidas nos seus 30 anos. Diversas caminhadas ecológicas foram realizadas pelo grupo em seu percurso histórico inclusive uma no Chile, quando em 2004, em parceria com a Universidade de Concepcion, os capoeiristas fizeram uma caminhada aos Andes.

Leia o texto completo de “Verdejando Caminhada Ecológica”

Encontro de Pesquisadores

As experiências desenvolvidas em Timóteo e na Região pela Associação de Capoeira Lenço de Seda – CECAB, a partir de 1978 estiveram sempre articuladas e em interação com universos sócio-políticos do seu entorno e em parcerias pontuais com o universo acadêmico. Principalmente a partir de 2004, fomos procurados por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, para o desenvolvimento de diversos trabalhos acadêmicos de graduação, pós-graduação e mestrado de diferentes universidades, configurando um momento privilegiado pela convergência de vários enfoques, de várias contribuições e óticas científicas sobre este mesmo objeto.

Essa singular e prazerosa coincidência nos levou a propor encontros periódicos entre os vários pesquisadores, os agentes culturais e outros atores da comunidade, o que propiciou um rico e interessante fórum, com objetivo de conhecer todos os projetos de pesquisas e rememorar a história da Associação como suas implicações sócio-políticas, no município de Timóteo.

No três primeiros encontros, realizados em 2005, foram apresentados os projetos e seus respectivos objetos de estudo, os pontos de conexão das pesquisas com a história da Lenço de Seda e, principalmente, os relatos, a discussão e a análise de fatos e acontecimentos que os membros da Associação consideram importantes. Simultaneamente, foram colocados à disposição dos pesquisadores os arquivos documentais da Associação.

Em agosto de 2006 aconteceu o evento “Nas Voltas que o Mundo Dá”, no qual os diversos pesquisadores apresentaram seus trabalhos, no estágio em que já se encontravam, seguidos de debates questionamentos e intervenções da banca de professores universitários convidados, além de comentários e contribuições de educadores, estudantes e membros da comunidade.

Leia o texto completo de “Encontro de Pesquisadores”

MEMÓRIA E IDENTIDADE

Evento cultural e científico realizado pela Lenço de Seda - CECAB, para apresentar à comunidade o Projeto de Preservação Cultural CECAB, desenvolvido em parceria com o Fundo Estadual de Cultura - Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais – FECMG.

Na ocasião aconteceram Show de Berimbaus; Samba de Roda; Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: VI Encontro de Pesquisadores; Apresentação das Propostas de Trabalho dos vários departamentos do CECAB para 2007, além da Palestra “Memória e Identidade”, proferida por Lúcio Braga, mestre em História Social e Professor do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste-MG.

Este evento que foi realizado no auditório do campus II do Unileste-MG em Timóteo, contou com a presença de lideranças comunitárias e educadores/as e comunidade em geral, que participaram ativamente debatendo os temas apresentados.

O Memória e Identidade, abriu a Agenda Acervo Vivo, por meio da qual os organizadores do Lenço de Seda- Cecab promoveram no período de dezembro de 2006 até maio de 2008, diferentes eventos comemorativos que reúnem algumas das praticas desenvolvidas nos seus 30 anos.

Leia o texto completo de “MEMÓRIA E IDENTIDADE”

Papel Machê

Em francês papier mâché. Significa papel picado, amassado e esmagado, embebido na água, coado e depois misturado com cola e/ou gesso, constituindo uma é uma massa modelável com a qual arte se faz: objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.

No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina de Papel Machê. Essa atividade que foi disponibilizada gratuitamente à comunidade, constituiu um momento de criação e ludicidade.

Leia o texto completo de “Papel Machê”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .