Arquivos: Eventos de Interesse Científico ou Acadêmico

Conteúdo relacionado a “Eventos de Interesse Científico ou Acadêmico”

MEMÓRIA E IDENTIDADE

Evento cultural e científico realizado pela Lenço de Seda - CECAB, para apresentar à comunidade o Projeto de Preservação Cultural CECAB, desenvolvido em parceria com o Fundo Estadual de Cultura - Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais – FECMG.

Na ocasião aconteceram Show de Berimbaus; Samba de Roda; Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: VI Encontro de Pesquisadores; Apresentação das Propostas de Trabalho dos vários departamentos do CECAB para 2007, além da Palestra “Memória e Identidade”, proferida por Lúcio Braga, mestre em História Social e Professor do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste-MG.

Este evento que foi realizado no auditório do campus II do Unileste-MG em Timóteo, contou com a presença de lideranças comunitárias e educadores/as e comunidade em geral, que participaram ativamente debatendo os temas apresentados.

O Memória e Identidade, abriu a Agenda Acervo Vivo, por meio da qual os organizadores do Lenço de Seda- Cecab promoveram no período de dezembro de 2006 até maio de 2008, diferentes eventos comemorativos que reúnem algumas das praticas desenvolvidas nos seus 30 anos.

Leia o texto completo de “MEMÓRIA E IDENTIDADE”

Teatro Popular

Na visão de Augusto Boal, as experiências de teatro popular têm como objetivo a libertação do espectador, sobre quem o teatro se habituou a impor visões acabadas do mundo. Nessa perspectiva teatro popular e a capoeira, na trajetória de Lenço de Seda-CECAB, sempre foram parceiros indissociáveis, pois, na visão do Mestre Reginaldo Véio, também a capoeira é um instrumento de construção da própria história, de libertação das visões dominantes de mundo. Assim, o grupo da Lenço de Seda em parceria como grupos de teatro da cidade de Timóteo fazem das praças e ruas da cidade, palcos de expressão da cultura popular. Através da capoeira, do teatro, da dança, da música, produzem experiências coletivas de dimensões ético-políticas, com alegria, irreverência e mobilização comunitária, nas quais todos podem participar.

O teatro sempre está presente nas atividades e eventos da Lenço de Seda, tais como as Festas da Criança, as Caminhadas Ecológicas, dentre outras, além disso, são realizadas, também, oficinas de teatro para educadores/as, estudantes de escolas da rede pública Timóteo.

Leia o texto completo de “Teatro Popular”

Abertura das comemorações dos 30 anos da Lenço de Seda CECAB

Nas voltas que o mundo deu, nas voltas que o mundo dá…

Evento acadêmico e cultural, realizado em abertura às comemorações dos 30 anos da Lenço de Seda / CECAB, no qual ocorreu: apresentação pública da Dissertação de Mestrado em Psicologia “Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência” de autoria da Profª Mestra Sonaly Torres da Silva, que discorre sobre a capoeira a partir da trajetória da Associação de Capoeira Lenço de Seda / CECAB; apresentações de Samba Reggae, Samba de Roda, Maculelê, Capoeira; a apresentação do Projeto “Acervo CECAB”; a exibição do Documentário “Duplicidades”, que aborda o plebiscito referente ao nome da cidade de Timóteo, realizado no início dos anos 80. Na ocasião foi realizada, também, uma mesa-redonda sobre cultura afro-brasileira – Capoeira, com a participação do Mestre Moa do Katendê, do Mestre Reginaldo Véio e da professora Sonaly Torres da Silva.

O evento contou a presença de diretores/as, pedagogos/as e professores/as de escolas da rede pública de Timóteo, estudantes, universitários/as, capoeiristas e comunidade em geral.

Leia o texto completo de “Abertura das comemorações dos 30 anos da Lenço de Seda CECAB”

Dissertação - Capoeira: Movimento e Malícia em Jogos de Poder e Resistência

A Dissertação “Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência”, tem como foco o estudo da experiência Associação de Capoeira Lenço de Seda. Percorre o universo da capoeira no Brasil, discorre sobre a história política da capoeira na cidade de Timóteo e sobre e como a capoeira angola opera contemporaneamente nesta cidade através das práticas da Associação de Capoeira Lenço de Seda. Desenvolvendo análises de nossa vida contemporânea o trabalho propicia um importante encontro entre o mundo acadêmico e a cultura popular, por meio de um diálogo entre os conceitos de Michel Foucault e os depoimentos de mestres capoeiristas, demonstrando como esta prática corporal e coletiva pode se mostrar como elemento de ação política.

É um trabalho que compõe um campo interdisciplinar, em interfaces com a educação, a cultura afro-brasileira, a filosofia, a sociologia, a história, a psicologia, os estudos culturais, se constituindo um instrumento de conhecimentos para educadores/as, psicólogos/as, capoeiristas, entre outros.

De autoria da Profª Mestra Sonaly Torres da Silva, essa dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Psicologia da PUC-MG, no período de 2005 – 2007, teve como orientador o Dr. João Leite Ferreira Neto e como co-orientador do Mestre Reginaldo Véio, Reginaldo Consolatrix.

Clique e baixe: “Capoeira: Movimento e Malícia em Jogos de Poder e Resistência”.


Leia o texto completo de “Dissertação - Capoeira: Movimento e Malícia em Jogos de Poder e Resistência”

Semana da Cultura Afro-brasileira - 2007

Em prosseguimento às comemorações de 30 anos da Lenço de Seda/CECAB foi realizada, no período de 14 a 24 de novembro de 2007, a “Semana da Cultura Afro-brasileira”. Esse evento possibilitou a educadores, agentes culturais e comunidade em geral, vivenciar manifestações da cultura afro-brasileira, trocar experiências e refletir sobre os desafios e possibilidades que a implantação da lei 10.639 propicia para a pedagogia brasileira, assim como fundamentar ações futuras.

Nesta semana foi disponibilizada à comunidade a Exposição “Mostra do Acervo CECAB”, na qual foram expostas fotos, literatura, técnicas pedagógicas, trabalhos infantis, artigos e produções cientificas que retratam experiências do CECAB, referentes inclusive acerca de 80 parcerias estabelecidas, desde 1984, com creches, escolas, universidades e ONGs no Brasil e no exterior

Além da exposição, o evento contou com outras atividades tais como: Oficina de Maculelê, de Dança Afro, de Capoeira Angola, de Samba de Roda, de Samba Reggae; Rodas de Capoeira; Cinema no muro com exibição dos filmes “Os filhos do Rosário”, “Monarquia Siderúrgica”; Painel aberto de experiências realizadas com diretores, professores, agentes culturais, grupos organizados e demais interessados na cultura de matriz afro-brasileira; Lançamento do Projeto: “Resgate de Memória Oral”, pesquisa de memória com diretores, educadores e parceiros em experiências já realizadas e afeitas à lei 10.639.

A comunidade participou através de visitas de crianças e adolescentes de Escolas Estaduais de Timóteo, da presença de diretores/as, professores/as de escolas da Rede Pública de Ensino, de professores/as e estudantes universitários, além de público em geral.

Leia o texto completo de “Semana da Cultura Afro-brasileira - 2007”

Teatro de Arena

Um teatro de arena é um espaço de apresentações teatrais e artísticas, em que o palco se posiciona no centro de uma circunferência, na qual está a platéia. Pode ser tanto um espaço com arquitetura delineada para esse fim, com arquibancadas circulares e palco central, como os espaços que se abrem nas praças e ruas quando inicia-se uma apresentação cultural e o público se posiciona em volta, na roda. Tanto com arquitetura delineada, quanto com a emergência nas praças e ruas, nesse ambiente o público tem maior intimidade com os atores e a história vivida por eles.

Na cidade de Timóteo, há dois teatros de arena, um deles em espaço público do Bairro Timirim e outro na Escola Imett de Timóteo, ambos projetados pelo arquiteto Eolo Maia. Neles a Lenço de Seda-CECAB realizou e realiza intervenções culturais, principalmente batizados e rodas de capoeira, encontros de capoeiristas, apresentações de danças, de Samba Reggae e de teatro.

Leia o texto completo de “Teatro de Arena”

Teatro

O teatro deve ser entendido como a arte de expressar os inumeráveis afetos da alma. A gênese dessa arte encontra-se nas sociedades primitivas que por meio das danças imitativas acreditavam conectar os poderes sobrenaturais. Na Grécia Antiga, o teatro acontecia em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. Em grego, teatro significa “lugar aonde se vai para ver”. Portanto teatro é tanto o espaço onde vamos para ver quanto aquilo que é visto.

Na experiência do CECAB, o teatro é vivenciado como expressão de sensibilização estética, alegria e criação coletiva, com dimensão ético-política. Tendo as ruas da cidade como palco, a performance teatral, articulada à dança, à capoeira, e a outras manifestações artísticas, se conecta à vida e expande sua potencia de liberdade e de intervenção comunitária.

Vários grupos teatrais estiveram presentes na trajetória do CECAB, dentre eles Grupo de Teatro Somunois, o Grupo Raízes, Teatro Leme, Teatro da Zaíra.

Leia o texto completo de “Teatro”

Teses

Vários são os trabalhos científicos produzidos acerca das experiências do CECAB / Lenço de Seda, em diferentes níveis: monografias, dissertações, tese. A tese: “Axé Capoeira” Identitá e cultura in uma comunitá brasiliana, defendida em universidade italiana, que deu origem ao livro: Giocando Capoeira, L`eredita Della Schiavitu in Brasile, editado em 2002, é um exemplo dessas produções.

Além desses trabalhos observamos que o acervo do CECAB também possui monografias, dissertações e outras obras que são importantes referências bibliográficas, fonte de estudos e pesquisas sobre a cultura popular e a cultura afro-brasileira; disponíveis para educadores e agentes culturais.

Leia o texto completo de “Teses”

Capoeira e Educação

Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.

Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.

Leia o texto completo de “Capoeira e Educação”

Abordagem interdisciplinar

As experiências do CECAB / Lenço de Seda, no decorrer de toda sua trajetória histórica, sempre articulou diversas expressões da cultura popular, inumeráveis campos de conhecimentos e diferentes sujeitos, em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, experiências nas quais todos os campos, formas de expressão e sujeitos sociais se encontram e se articulam em intensos processos de criação coletiva.

Teatro, capoeira, dança, música, carnaval, encontros com educadores, cultura afro-brasileira, ecologia, ações políticas, crianças, adultos, jovens, todos juntos em um caldeirão fervente e pulsante em conexões em todas as direções.

Leia o texto completo de “Abordagem interdisciplinar”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .