Arquivos: Calendário Afro-Brasileiro

Conteúdo relacionado a “Calendário Afro-Brasileiro”

Semana da Cultura Afro-brasileira - 2007

Em prosseguimento às comemorações de 30 anos da Lenço de Seda/CECAB foi realizada, no período de 14 a 24 de novembro de 2007, a “Semana da Cultura Afro-brasileira”. Esse evento possibilitou a educadores, agentes culturais e comunidade em geral, vivenciar manifestações da cultura afro-brasileira, trocar experiências e refletir sobre os desafios e possibilidades que a implantação da lei 10.639 propicia para a pedagogia brasileira, assim como fundamentar ações futuras.

Nesta semana foi disponibilizada à comunidade a Exposição “Mostra do Acervo CECAB”, na qual foram expostas fotos, literatura, técnicas pedagógicas, trabalhos infantis, artigos e produções cientificas que retratam experiências do CECAB, referentes inclusive acerca de 80 parcerias estabelecidas, desde 1984, com creches, escolas, universidades e ONGs no Brasil e no exterior

Além da exposição, o evento contou com outras atividades tais como: Oficina de Maculelê, de Dança Afro, de Capoeira Angola, de Samba de Roda, de Samba Reggae; Rodas de Capoeira; Cinema no muro com exibição dos filmes “Os filhos do Rosário”, “Monarquia Siderúrgica”; Painel aberto de experiências realizadas com diretores, professores, agentes culturais, grupos organizados e demais interessados na cultura de matriz afro-brasileira; Lançamento do Projeto: “Resgate de Memória Oral”, pesquisa de memória com diretores, educadores e parceiros em experiências já realizadas e afeitas à lei 10.639.

A comunidade participou através de visitas de crianças e adolescentes de Escolas Estaduais de Timóteo, da presença de diretores/as, professores/as de escolas da Rede Pública de Ensino, de professores/as e estudantes universitários, além de público em geral.

Leia o texto completo de “Semana da Cultura Afro-brasileira - 2007”

Festa Junina

O termo festa junina surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho, que têm origem em países católicos da Europa. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. No princípio, a festa era chamada de Joanina, por ser em homenagem a São João.

No “Arraia do CECAB - Lenço de Seda”, as Festas Juninas ou Festas Julinas (quando ocorrem em julho) se constituem em mais uma oportunidade de encontros, processos de criação coletiva e de manifestações das culturas populares. A cada ano desenvolve-se um tema, sempre com danças populares, fogueira, expressões da cultura afro-brasileira, comidas típicas e brincadeiras infantis.

Leia o texto completo de “Festa Junina”

Festa da Criança

As crianças são atores e atrizes principais na história do CECAB, são sujeitos da festa. O evento que melhor expressa essa primazia é a Festa da Criança. Realizada em outubro, com culminância no dia 12, esse evento congrega inúmeros voluntários, educadores, artistas, comerciantes, crianças e adultos de todos os bairros da cidade em atividades de jogos, brincadeiras infantis, capoeira, artes, música, cinema, sorteio de prêmio, boi-bumbá e outras. A criação do evento inicia-se com a escolha de um tema aberto, como por exemplo: “Hoje Tem!… Hoje Tem!…”; “Todo dia é dia”; “Era uma vez…”. Hoje tem o quê? É dia de quê? Era uma vez o quê? Tudo aquilo que é possível desejar.

Com a festa da Criança, emerge em Timóteo-MG o espaço da alegria. O centro da cidade fica totalmente ocupado por crianças, jovens e adultos, que o convertem de um espaço urbano destinado a negócios, trabalho, comércio, a um espaço de criação, encontro e descontração. Com brincadeiras, capoeira, jogos recreativos, atividades de artes plásticas, teatro, música e tantas atividades quanto a imaginação puder inventar, as crianças apropriam-se e fazem uso completamente inusitado desse espaço, numa grande festa coletiva. (Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência)

Leia o texto completo de “Festa da Criança”

Carnaval

O carnaval brasileiro é uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo que, no Brasil, foi combinado com as festas carnavalescas européias, onde as pessoas usavam máscaras e fantasias, em desfiles urbanos. Hoje o carnaval brasileiro tem várias formas de expressão como os desfiles de bonecões no nordeste, os blocos e as expressões afro-brasileiras na Bahia, as escolas de samba, do Rio de Janeiro e São Paulo.

A primeira escola de samba brasileira surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. A História do Carnaval no CECAB - Lenço de Seda, se articula á história do Carnaval brasileiro, pois o Bloco Caricato “Dexeu Falá” tem esse nome em homenagem à primeira escola de samba do Brasil. As manifestações carnavalescas do CECAB envolvem processos de criação coletiva e articulam expressões multifacetadas: samba enredo e alegorias - tal como as escolas de samba; máscaras e bonecões - similares aos presentes no nordeste; samba reggae e coreografias de danças afro-brasileiras.

Leia o texto completo de “Carnaval”

Marujada

Também conhecida com o nome de bagre. Marujada uma manifestação religiosa do folclore brasileiro. Acontece normalmente na primavera por ocasião

dos festejos de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Uma dança com volteios rápidos ora numa direção ora noutra inversamente, com uma melodia própria da tradição, acontece nas ruas envolvendo o público participante e visitando as casas por onde passa .

A Associação de Capoeira Lenço de Seda/CECAB sempre se faz presente a esses

Festejos integrando as festividades no município e municípios vizinhos.

Leia o texto completo de “Marujada”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .