Arquivos: Abordagem mutildisciplinar

Conteúdo relacionado a “Abordagem mutildisciplinar”

Pipa

Chamada de pipa, papagaio, cafifa, arraia, pandorga, pepeta, quadrado,curica ,cangula, lebreque, tokô e outros. Inventada pelos chineses utilizada por militares, como sinalizadora de tropas inimigas mais tarde passa a fazer parte das brincadeiras lúdicas das crianças chinesas confeccionadas com tecido de seda e varetas de bambu.

Chegou ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses e chegou a ser usada no Quilombo dos Palmares como sinalizadora de perigos.

A Pipa pode ser um grande referencial para as práticas pedagógicas, pois são infinitas possibilidades no processo de construção do conhecimento, de significados de formação e de desenvolvimento de cidadania como:

* Preservação de uma prática cultural

* Conhecimentos de Física

* Conhecimentos matemáticos

* Exercício do movimento

* Atenção

* Concentração

* Imaginação

* Memória

* Tomada de decisão

* Percepção visual

* Responsabilidade

* Segurança

* Artes

* Literatura

Um objeto de prazer na infância pode ser um suporte articulado às áreas de conhecimento, com uma abordagem mutildisciplinar de ensino, com a perspectiva do desenvolvimento humano.

Leia o texto completo de “Pipa”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .